• Redação Obra Prima

Uma marca de tintas cult

Já ouviu falar das tintas Farrow & Ball? São famosas por seus ingredientes de alta qualidade e métodos artesanais de produção, fórmulas ecológicas e práticas sustentáveis de feitura. Conheça a história de um dos mais importantes fabricantes de esmaltes e vernizes do mundo, que tem suas raízes nos anos 40, quando John Farrow e Richard Ball decidem embarcar nesta aventura, abrindo a própria empresa em Dorset, no Reino Unido, onde ainda hoje está baseada.



Tudo começou em Dorset, em 1946, com os pioneiros John Farrow e Richard Ball. Farrow foi um químico treinado que trabalhou para a Agnew Paints da Irlanda durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto Ball era um engenheiro que sobreviveu à captura como prisioneiro de guerra.


Eles se conheceram em uma mina de argila local e juntos compartilharam a paixão por fazer cores ricas em formulações originais usando apenas os melhores ingredientes. A dupla construiu sua primeira fábrica em Verwood, Dorset, e passou a fornecer tintas para a Ford Motor Company, Raleigh Bicycles, o Almirantado e o Ministério da Guerra.



No final da década de 1960, John Farrow e Richard Ball venderam seu negócio em franca expansão para Norman Chappell. Mas logo depois, um incêndio devastador destruiu grande parte da fábrica original.

E então, a Farrow & Ball mudou-se para sua sede atual, perto de Wimborne, onde desde então fabrica tintas e papel de parede.


Entre1970 e 1980, numa época em que muitos começaram a criar tintas acrílicas com menos pigmentos e com plásticos adicionados, Farrow & Ball manteve suas receitas originais e métodos antigos. Fora dos holofotes na zona rural de Dorset, mantendo sua identidade tradicional.



O consultor de interiores, Tom Helme, e o financista corporativo Martin Ephson assumiram a empresa no início dos anos 90. Sob a nova liderança, a Farrow & Ball começou a crescer muito, com foco na restauração de propriedades históricas com cores que fossem simpáticas à sua época. Nesta década, foram inúmeros avanços. Começaram a fazer papéis de parede artesanais usando métodos tradicionais de impressão em bloco com as próprias tintas; abriram a primeira flagship, inaugurado na Fulham Road, Chelsea, em Londres e o primeiro showroom no exterior, em Toronto, seguido rapidamente por Paris e Nova York. Em 1999, lançaram o website farrow-ball.com e entraram no mundo digital.



A escolha por uma produção eco-friendly


Em janeiro de 2010, tomaram a ousada decisão de mudar toda a sua linha de tintas à base de óleo para acabamentos ecológicos à base de água com baixo VOC (compostos orgânicos voláteis). De latas de tinta recicláveis ​​a papéis de parede de origem responsável, garantem que seus produtos sejam os mais ecológicos possível para o meio ambiente e para as pessoas que os utilizam.


Um dos ilustres clientes da Farrow & Ball é o National Trust ou Fundo Nacional para Locais de Interesse Histórico, para quem criou formulações de correspondências quase exatas de cores usadas na restauração de interiores e exteriores de edifícios históricos. Entre os sócios da empresa, hoje, está o designer de interiores Martin Kesselman, que criou uma tonalidade de tinta branca revisada pela The New Yorker.


Tintas e esmaltes atemporais


Todas as cores e acabamentos Farrow & Ball são obtidos exclusivamente a partir da combinação dos melhores ingredientes, a habilidade de mestres artesãos e formulações que resistiram ao teste do tempo, pois ainda são criadas com pigmentos ricos e os mesmos processos tradicionais de anos. As 132 paletas foram habilmente formuladas e incrivelmente sobrevivem belas e incólumes ao passar do tempo; na verdade, elas provam ser perfeitas para qualquer período histórico.



Elas têm uma ampla gama de utilizações: interiores, exteriores, acabamentos de parede, móveis reciclados, pisos de madeira ou concreto. A empresa apostou na criação de uma cor para cada superfície interna e externa da casa, com maior teor de pigmentos do que qualquer outra marca, as cores Farrow e Ball são visivelmente mais ricas e intensas, distinguindo-se por uma sutileza que outras tintas não conseguem igualar, portanto conseguindo dar uma certa ousadia e vivacidade a todos os tipos de ambientes.


A capacidade da pintura de absorver a luz aumenta a sua complexidade, com tons ligeiramente diferentes sendo observados em vários momentos do dia, dependendo dos níveis de luz presentes nas salas.



Tendências de cores da Farrow & Ball 2022


Farrow & Ball escolheu cinco cores como tendências para 2022. Em alta, estão os tons familiares que dão à casa uma aparência confortável.

“Há algo intrinsecamente humano nas cores que são atraídos para 2022, bem como na forma como usá-los. Eles são uma mistura eclética do puro e do humilde que evoca o calor e a harmonia de uma época mais inocente enquanto celebra a vida hoje. A função anda de mãos dadas com o ornamento, usando cores e acabamentos de formas inusitadas para celebrar os princípios da utilidade, gentileza e honestidade ”.

Joa Studholme, curadora da Farrow & Ball Color.


Eis sua seleção:


Babouche No. 233

Esta adorável tonalidade amarela trará a luz do sol para dentro de sua casa. Mesmo sendo uma cor brilhante e ousada, ela não dominará sua casa. E é uma cor perfeita para uma sala maior.



School House White No. 291

Há algo tão familiar e reconfortante em um piso pintado com este padrão de tabuleiro de damas em Stone Blue e School House White Modern Eggshell, capaz de transportar você instantaneamente ao passado.



Sala de Café da Manhã Verde No. 81

O uso de uma cor nas paredes e nas madeiras, como o animado Breakfast Room Green, pode fazer um cômodo parecer maior, disfarçando os limites do espaço.



Stone Blue No. 86

School House White é uma cor familiar atemporal. Mas tem uma sofisticação sutil que o torna o contraste perfeito para tons mais fortes, como os tons vivos de Stone Blue.



Incarnadine No. 248

Os fortes tons clássicos de Incarnadine, abaixo, também levam ao entusiasmo, com certa modéstia. Uma mistura eclética de estilos e cores, escolhidos não apenas por puro prazer, mas como parte de um grande hack decorativo. O efeito geral é alegre e ousado.


Fontes: Farrow & Ball, Nordroom


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo