top of page
  • Redação Obra Prima

Casa Altos de Trancoso

Atualizado: 6 de jan.

Localizado numa das praias mais charmosas do Brasil, o projeto dessa casa, assinado pela Gema Arquitetura, partiu de premissas claras: ser bem brasileira e executada com materiais e técnicas locais. Fotos: Antonio Soto.






O programa extenso solicitado pelos clientes – composto por área social ampla e seis suítes – direcionou a ocupação do lote de forma organicamente pulverizada, apostando na fluidez para a conformação dos espaços e vazios construídos. Para isso, o projeto foi pensado de forma modular, em pavimento único, viabilizando a construção por etapas.






Um eixo central em passarela direciona o usuário e amarra os volumes que compõem a residência, criando uma trajetória bem demarcada em toda a extensão do terreno. O bloco de serviços participa no fechamento frontal do lote, com volume em cor terrosa que recebe o pedestre por um lado e esconde os carros de outro. A passarela rompe o bloco social, generoso, e segue rumo ao bloco dos quartos, abrindo-se ao grande jardim central que culmina no fim do lote, em direção à mata nativa preservada.






Revestimentos em pedra, treliças em madeira para filtrar o sol, telhado sem forro, pontuações de cor, texturas nas paredes, jardins e pérgolas floridas – são elementos sensoriais que dão o tom brasileiro e aconchegante. É o simples alinhado à sofisticação.







Fonte e descrição: Gema Arquitetura



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page