• Redação Obra Prima

Cooktop embutido ou portátil?

O fogão é a alma da cozinha e tem que estar perfeitamente adequado a ela. Se você está planejando uma nova cozinha ou uma reforma na antiga, terá que escolher entre um cooktop portátil ou de embutir, fixado permanentemente à bancada da cozinha com parafusos. É essencial verificar a facilidade de uso, a eficiência e a manutenção necessárias para o bom funcionamento do equipamento antes de fazer uma escolha. Aqui estão os principais prós e contras de ambos, que podem ajudar na decisão.



Cooktop portátil



Pró: fácil de instalar

O cooktop portátil pode ser facilmente instalado porque ele só precisa ser conectado a uma conexão de gás para funcionar. Além disso, por ser portátil, é fácil substituí-lo ou mudar para um local diferente, quando você quiser.


Pró: fácil de limpar

Exige pouca manutenção e pode ser facilmente limpo. Apoiado em pés robustos, em caso de qualquer derramamento, basta levantar o fogão e limpar o balcão. Outra vantagem é que seus anéis e queimadores podem ser removidos e limpos.

Pró: mais acessível

Esses cooktops têm preços razoáveis e, em caso de danos, as peças de reposição estão disponíveis. A maioria dos cooktops é feita de aço inoxidável e é encontrado em designs com um a cinco queimadores.

Contra: parece volumoso

Como é elevado acima do balcão e o gasoduto também é visível, ele pode parecer volumoso, especialmente em cozinhas pequenas.



Cooktop embutido

Pró: dá uma aparência perfeita

Um cooktop embutido parece elegante porque é meticulosamente nivelado e integrado na mesma altura que a bancada da cozinha. Os canos de gás e fios elétricos ficam escondidos e trazem um visual moderno e inteligente para a cozinha. Esses aparelhos são altamente adequados para cozinhas compactas.

As placas embutidas estão disponíveis principalmente em dois acabamentos, aço inoxidável e vidro ou cerâmica, onde os queimadores são montados em uma superfície plana desse material. Dica: A instalação de um cooktop embutido não pode ser uma decisão tardia, porque a bancada deve ser cortada de acordo com o tamanho específico da placa e das bocas, caso se queira apenas os queimadores saindo direto da bancada, sem a mesa de vidro. Observe que o corte deve ser concluído antes da fabricação e instalação dos armários da cozinha.


Pró: recursos adicionais

Os fogões embutidos estão disponíveis nas variedades a gás e elétrica. Além disso, esses fogões vêm com recursos adicionais, como sistemas de alarme e temporizadores, que podem ser programados para evitar o cozimento excessivo e a queima de alimentos. Contra: chama baixa

Como as placas embutidas são geralmente fabricadas de acordo com os padrões europeus, a intensidade da chama é baixa. Algumas marcas introduziram queimadores de anel duplo com chama alta e são mais adequados para a nossa culinária.


Contra: caro

Os cooktops de embutir são comparativamente mais caros do que os cooktops independentes. Estes aparelhos estão disponíveis em vários tamanhos, dependendo do número de queimadores (geralmente variando entre dois a seis, alguns grandes, outros pequenos) na placa. Contra: cuidados necessários ao usar e limpar

É importantíssimo evitar que água ou qualquer tipo de líquido entre nos queimadores, pois pode causar danos. Nesse caso, é necessária ajuda profissional para repará-lo. A limpeza de rotina deve incluir pano úmido ou esponja para remover todos os respingos e manchas, seguido de um pano seco; para uma limpeza mais profunda, use uma solução leve de água com sabão ou limpador de vidros. Evite usar produtos de limpeza agressivos, pois eles podem danificar o vidro acabado ou a superfície da bancada.


Contra: a instalação é complicada

O processo de instalação é complexo. Observe que mudar ou substituir o fogão pode ser muito caro, pois pode danificar os armários existentes. Contra: menos segurança

Esses cooktops e seus botões estão ao alcance das crianças, enquanto os portáteis são relativamente inacessíveis, por serem mais altos e podem ser empurrados para trás para mais segurança.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo