top of page
  • Redação Obra Prima

Maragogi I por Porto Neves Arquitetura

Em um lote à beira mar na praia de Maragogi, AL, o escritório Porto Neves projetou a arquitetura e interiores desta casa de praia de cinco suites, que se abre generosamente para a paisagem. "Concebida em estrutura mista de pilares e vigas metálicas, com lajes em concreto, e coberta em madeira, exploramos a espacialidade proporcionada por esses sistemas estruturais, com grandes vãos e espaços fluidos e integrados", dizem as arquitetas Adriana Porto e Luciana Neves. Fotos: Walter Dias.




"Com um terreno privilegiado e a ideia de construir um local descontraído e em contato com a natureza, aceitamos o desafio de criar o projeto arquitetônico e de ambientação dessa residência à beira mar de Maragogi.




Utilizamos um sistema misto de estrutura metálica, com concreto e madeira, com vigas metálicas delgadas, lajes em concreto e estrutura da coberta em madeira, criando um grande terraço de frente para o mar.





Como o acesso da rua é pela parte posterior do terreno, aproveitamos o recuo frontal para criarmos um caramanchão, um pergolado em estrutura metálica e madeira, que fornece sombra aos carros e marca a chagada à porta principal.




Na entrada da casa, temos uma escada larga, com degraus soltos, que nos leva a uma área com assoalho de madeira e pé direito duplo, conferindo amplitude espacial, e separando a suíte master do restante das suítes do primeiro pavimento.





Contando com duas suítes no térreo e três no primeiro pavimento, todas voltadas para o mar, desenvolvemos um espaço aberto, priorizando a vista, onde os cômodos podem conversar entre sí, integrando assim, salas de estar e jantar, cozinha, terraço e varanda gourmet.









1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page