• Redação Obra Prima

O melhor resort do mundo

Atualizado: 26 de nov. de 2021

O Uxua Casa Hotel & Spa foi escolhido como o melhor resort do mundo pelos leitores da revista Condé Nast Traveler, uma das publicações de turismo mais prestigiadas do mercado.



A prestigiada revista britânica Condé Nast Traveler elegeu o Uxua Casa Hotel & Spa, em Porto Seguro, na Bahia, como o melhor resort do mundo. Localizado no famoso Quadrado, o resort em Trancoso também ficou, pelo terceiro ano consecutivo, no topo da lista de melhores resorts da América do Sul.


Discreto e totalmente integrado à natureza e à comunidade local, o Uxua Casa Hotel & SPA tem um estilo luxuoso rústico, que mantém características das casas da região e utiliza materiais sustentáveis e peças de artesãos baianos. Como resultado, oferece ambientes extremamente confortáveis e uma decoração belíssima, que traduz, com perfeição, a cultura local.


Casa Seu Pedrinho


O Uxua Casa Hotel & Spa foi a única hospedagem brasileira listada na 34ª edição do Reader’s Choice Awards. A publicação considerou a opinião de mais de 800 mil leitores, que responderam à pesquisa referente a 2021, de janeiro a junho deste ano. O Morukuru Family Beach Lodge, na África do Sul, e o L’Horizon Resort & Spa, em Palm Springs, na Califórnia, ficaram respectivamente em segundo e terceiro lugar no ranking de melhores resorts do mundo. A premiação também elegeu os melhores hotéis, spas, países, cidades, ilhas, companhias aéreas, trens e cruzeiros do mundo.


O que faz do Uxua o melhor resort do mundo?


Uxua significa “maravilhoso” na língua dos índios Pataxó e o nome é perfeito para descrever o local. Ao eleger o Uxua Casa Hotel & Spa como o melhor resort do mundo, a Condé Nast Traveler destacou como o hotel consegue potencializar a atmosfera e os atributos tropicais da Bahia. E esse é, justamente, o objetivo do projeto do Uxua, de autoria do designer holandês Wilbert Das.


Casa do Lago


Tanto que, em 2009, quando iniciou a construção do resort, o designer se preocupou em incorporar métodos de construção tradicionais da região, materiais recuperados e o trabalho de artesãos locais ao seu projeto. Além disso, recuperou cinco casas históricas do Quadrado de Trancoso e integrou tudo à natureza, formando belos jardins tropicais nos 9 mil m² da propriedade.


Casa Dona Frozina


Hoje, o Uxua é formado por 13 casas privativas – incluindo uma casa na árvore -, com opções de 1 a 3 suítes. São elas: Cerâmica, Dona Frozina, Estúdio, Quintal, Seu Pedrinho, Seu Irênio, Terraço do Céu, Casa da Árvore, Seu João, Zé e Zilda, Gulab Mahal, Eugênia e Casa do Lago.


Esta última é a mais nova acomodação do Uxua e também a mais espaçosa, com 3 suítes , jardim privativo, sala de jantar e cozinha ao ar livre e lago natural com espécies raras de peixes. Ela foi finalizada nos últimos meses de 2020 e construída com madeira recuperada.


Vida Spa & Lab


Um dos destaques do Uxua é o Vida Spa & Lab, dirigido pelo médico e nutrólogo Dr. Jullian Hamamoto, que explora as riquezas da Mata Atlântica para criar tratamentos exclusivos, inspirados na ciência nutricional e também no estudo do patrimônio local de medicina popular e nas antigas práticas de cura dos povos Pataxó.


Esses tratamentos são capazes de despertar sentidos e restaurar corpos. Além disso, o local utiliza somente produtos 100% naturais, fabricados artesanalmente com ingredientes nativos, como óleo de coco, castanha-do-Pará, cacau, pitanga e outras frutas. O resort tem, ainda, uma piscina revestida com quartzo aventurino verde, mineral natural da Bahia, famoso por suas propriedades terapêuticas.


Terraço do Céu


Outro destaque é a refinada gastronomia do Uxua, tanto no restaurante do Quadrado quanto no bar da praia. O Uxua Quadrado é especializado na cozinha tradicional baiana, e o Uxua Praia é um dos mais aclamados do Brasil, com drinks tropicais e petiscos típicos da região. Construído em um barco de pesca antigo, o local tem telhado de piaçava e um visual belíssimo, totalmente integrado à natureza.


Quem se hospeda no Uxua tem acesso à praia através de um caminho ladeado por manguezais, que leva às areias finas e brancas, onde está o bar de praia e várias espreguiçadeiras exclusivas para os hóspedes.


Um caminho ladeado por manguezais, que leva às areias finas e brancas


Mais sobre o resort em Trancoso


O Uxua Casa Hotel & Spa fica a apenas 8 minutos da praia da Barra do Rio Trancoso, bem no coração da vila, no conhecido Quadrado, onde estão os principais restaurantes, pousadas e lojas. O aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro, a 38 km, e o resort oferece transfer para os hóspedes.


Projetado para manter viva a história do local, o Uxua tem casas centenárias, que datam da fundação de Trancoso. Cada uma delas têm uma história de família, contada a partir de detalhes na construção restaurada e nos vários objetos que dão vida à decoração dos ambientes.


Artistas criam objetos com inspiração e materiais locais.


Por falar em arte, o resort em Trancoso privilegia também seus hóspedes que, de alguma forma, podem contribuir com a história do local, principalmente em composições fotográficas que representam as experiências únicas vividas no vilarejo e no Uxua.


Além disso, mantém o projeto Artista em Casa, no qual artistas de toda parte do mundo se hospedam no Uxua enquanto criam objetos com seu próprio estilo e habilidade técnica, com inspiração e materiais do lugar. Bacana, não é mesmo?


Móveis e decoração inspirados na região.


Trancoso, por sua vez, é um destino famoso por suas praias paradisíacas e o charme das casinhas coloridas do Quadrado, centro histórico da vila, onde não circulam carros. Ótima opção para quem procura por tranquilidade e contato com a natureza, o vilarejo é um dos belos distritos de Porto Seguro, ao lado de Caraíva e Arraial D’Ajuda, outros dois paraísos.


E, apesar da tranquilidade do local, não falta o que fazer em Trancoso. O vilarejo tem agito, várias opções de passeios, ótimos restaurantes, lojinhas irresistíveis e um visual de encher os olhos. Uma simples caminhada no Quadrado já é um passeio e tanto, além de toda região que o cerca. Por isso, vale muito a pena reservar alguns dias para desfrutar de todo encanto e beleza desse paraíso do litoral sul da Bahia.


Fonte: Guia Viajar Melhor

Imagens: Divulgação

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo