top of page
  • Redação Obra Prima

Carmen Portinho: a patrona do urbanismo no Brasil

Foi publicada nesta sexta-feira (16 de Dezembro de 2022 ) a lei que declara a engenheira e urbanista Carmen Velasco Portinho (1903-2001) Patrona do Urbanismo no Brasil.







Carmen Portinho nasceu em Corumbá (MS) e se formou em engenharia civil em 1925, na Escola Politécnica da antiga Universidade do Brasil – hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1939, tornou-se a primeira mulher a obter o título de urbanista no País.


Em 1945, após estagiar nas comissões de reurbanização das cidades inglesas destruídas pela guerra, Carmen sugeriu ao então prefeito do Rio de Janeiro a criação de um departamento de habitação popular para sanar a falta de moradias populares no município, o que ocorreu no ano seguinte.


Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes (Pedregulho), Rio de Janeiro RJ Brasil, 1947. Arquitetos Affonso Eduardo Reidy e Carmen Portinho Foto Leonardo Finotti




Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM): Carmen Portinho na vanguarda do Modernismo.


Junto ao marido, o arquiteto Afonso Reidy (1909-1964), foi responsável por diversos projetos que marcaram a história da arquitetura no País, como o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM).


Também fundou, ao lado de Bertha Lutz, Jerônima Mesquita e Stella Guerra Durval, a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, associada ao movimento sufragista internacional, que buscava a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.


A casa da engenheira. Arquiteto: Affonso Eduardo Reidy. Engenheiro Construtor: Carmen Portinho.


Sobre o título

A Lei 14.477/22 foi sancionada sem veto pelo presidente Jair Bolsonaro. O texto tem origem no Projeto de Lei 1679/22, do senador Carlos Portinho (PL-RJ), que é sobrinho-neto da homenageada. A proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados com parecer favorável da relatora, deputada Soraya Santos (PL-RJ). Ela afirmou que Carmen Velasco Portinho é um símbolo de que as mulheres podem alcançar qualquer posição desde que tenham capacitação e competência.


Fonte: Agência Câmara de Notícias

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page