• Redação Obra Prima

Lavanderia: como potencializar este espaço

Muitas vezes negligenciada no processo de planejamento da construção ou reforma da casa, a lavanderia tem muito a oferecer, se utilizada em toda a sua capacidade. Mesmo nos menores espaços. Fotos: Pinterest.



Mais do que apenas um lugar para manter sua máquina de lavar, a lavanderia é uma área da casa usada tanto quanto a cozinha, ainda mais nos novos projetos que prezam a integração dos ambientes. O duro é que tendemos a armazenar, ali, itens não muito agradáveis aos olhos, como tábua de passar roupas, esfregão, vassouras, aspirador e muito mais. Então, é importante lançar mão de recursos especialmente dedicados a organização deste espaço.



Lá estão uma infinidade de itens de todas as formas e tamanhos. Um bom design de armário com acabamentos de fácil manutenção torna o ambiente fácil de manter limpo e evita a desordem, sendo essencial para a segurança, na hora de armazenar produtos químicos fora do alcance de crianças e animais, principalmente.



Planejar armários para os volumes essenciais em um só lugar, como vassouras, tábuas de passar roupa e aspiradores de pó, por exemplo, facilita o dia a dia. Às vezes, nem precisam ser muito profundos.



Outra ideia é eliminar a visão de cestos de roupa ao redor do espaço. Geralmente não são agradáveis aos olhos, como as lixeiras. Não devem ser pensados tardiamente. O ideal é estarem inseridos no projeto inicial da área de serviç.



Para aqueles que planejam passar a roupa na lavanderia, ou gostam de pendurar suas camisas em um cabide para secar, um varão na parte superior do armário pode ser uma boa solução. Também pode ser escondido na parte de dentro da porta, para quando não estiver em uso.



Se o espaço no chão for limitado, empilhar sua máquina de lavar e secar roupa é uma maneira viável de maximizar o espaço restrito que se pode ter. “Esta tendência de empilhar as unidades de lavadora/secadora é ideal para lavanderias menores e pode ser integrada ao design do gabinete”, disse Furey.



Além de lavar suas roupas, as lavanderias estão se tornando um local ideal para os pets. Até para quem prefere dar banho no bichanoem casa em vez de levá-lo no petshop.


Ao mergulhar na construção de sua própria casa, criar uma lavanderia funcional e bem pensada não apenas a tornará muito mais fácil de usar, mas também permitirá que você aproveite todo o seu espaço potencial.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo