• Redação Obra Prima

Interiores pensados para os pets

Atualizado: 11 de nov. de 2021

Os animais de estimação ganham cada vez mais importância nas decisões relacionadas à casa, sendo muitas vezes agente decisivo na escolha dos acabamentos, móveis e objetos, agora também no lado de dentro da moradia.

Com informações do site Professor's House


Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revelou que 61% das pessoas que têm animal de estimação o consideram como um membro da família. Dados do Instituto Pet Brasil, em 2019, apontavam para 139,3 milhões de pets no Brasil, o que faz do país a segunda maior população de cães, gatos e aves do mundo. E pesquisas do IBGE calculam que 44,3% dos 65 milhões de casas brasileiras possuem, pelo menos, um cachorro e 17,7% ao menos um gato. O mercado pet nacional é o 3º maior do mundo em faturamento, número que só vem aumentando.


Apesar de todos esses dados, design de interiores e animais de estimação são dois temas que você raramente encontra juntos na mesma frase. É difícil imaginar uma casa com um interior lindamente projetado, que também acomoda cachorros que adoram lama ou gatos peludos com garras prontas para serem afiadas no seu novo sofá... Então, o que se passa na cabeça de uma designer de interiores quando ela sabe que também tem que atender aos desejos de uma família que inclui membros de quatro patas?


Gizmodo



Tecido

Provavelmente a preocupação número um. Ninguém quer ver pelos no sofá ou nas colchas. Portanto, opte por tecidos como couro (ou couro sintético) - fácil de limpar, não retém pelos e são muito resistentes -; o suede -também durável,com toque macio, indicado especialmente para gatos pois costuma não puxar fios e pode ser aspirado --; tipo Acquablock, feito para resistir a intempéries externas, como o sol e repelir líquidos - ; linhos sintéticos; gorgurão e o Crypton, por exemplo, um tecido de alta durabilidade, usado em móveis de hotéis e hospitais, resistentes às manchas, odores, umidade, mofo e bactérias.

Os materiais a evitar são jeans, veludo, camurça e a maioria dos tecidos de lã. Padrões estampados disfarçam marcas nos braços do sofá, almofadas, cortinas e tapetes E se possível - embora seja bastante incomum - você pode pensar num material da mesma cor do animal de estimação!


IKEA


Pisos e paredes

Assim como os tecidos, os tapetes estampados ajudam, especialmente, se forem em pisos de madeira ou cerâmica, fáceis de limpar, que podem ser simplesmente secados com um pano. Um tapete (resistente a manchas, se possível) também é muito mais barato para descartar do que um carpete inteiro, se for .Quando se trata de paredes, os gatos adoram se esfregar em algo áspero ou irregular, então tente evitar paredes texturizadas e papel de parede com relevo. Se você está simplesmente pintando, opte por tinta acetinada ou brilhante, pois o pelo não grudará nelas tão facilmente quanto na fosca. Sempre opte por pisos fáceis de limpar - cerâmica, porcelanato, cimento queimado, ladrilho hidráulico, mármore ou granito. Se a escolha for por carpete, saiba que você terá problemas com manchas de pegadas, especialmente se você tem jardim grande ou leva seu cão a parques. Já os gatos adoram arranhar tapetes e carpetes,p rasgando e danificando. Cuida ara que ele tenha seu próprio arranhador, que pode ser até mesmo adaptado nos móveis.


IKEA


Móveis e ornamentos Metais como cromo, aço ou ferro são ideais para os móveis, mas não dá para evitar a madeira, ainda que possa se tornar um objeto de mastigação tentador para um cão.

Assim como você faria com crianças, coloque qualquer acessório valioso ou muito querido fora do alcance de seu animal de estimação, ou em algum lugar de sua casa que ele não vá, como a sala de jantar.


IKEA


A nova linha “LURVIG” da IKEA


A IKEA, marca de móveis famosa por seu conceito básico, acessível e criativo, lançou uma ampla seleção de itens divertidos feitos para os membros da família de quatro patas. Criado por designers que amam animais de estimação, o LURVIG (que significa “desgrenhado” ou “cabeludo” em sueco) oferece dezenas de produtos, incluindo camas, túneis, postes para arranhar, transportadores, guias, tigelas e brinquedos, além de algumas sugestões projetadas para se encaixar nos principais móveis da IKEA. Cofira na galeria, abaixo.






15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo