top of page
  • Foto do escritorRedação Obra Prima

Flores e plantas que gostam de chuva. As variedades botânicas que melhor suportam as intempéries

Atualizado: 24 de jan. de 2022

A profusão de gotas de água nas folhas, quando o mau tempo abranda, é uma imagem sedutora para muitos. Além das figueiras-benjamim, das palmeiras, dos dragoeiros e das iucas, existem outros exemplares capazes de tolerar temporais e aguaceiros.



Da mesma maneira que existem espécies que não podem apanhar sol diretamente, há outras que não se dão mal no exterior, sobretudo quando chove. Muito pelo contrário! É o caso das palmeiras, das figueiras-benjamim, dos dragoeiros e das iucas, variedades botânicas privilegiadas em qualquer jardim, apesar de não serem as únicas. Estas espécies agradecem a água que cai do céu, que as refresca e limpa. Por isso, sempre que chover, já sabe. Leve estas plantas para fora e deixe que desfrutem da água da chuva.


Mas saiba que existem outras variedades botânicas que gostam de sentir as gotas molhadas a deslizar sobre elas. Descubra, aqui, algumas das plantas e flores que gostam de chuva.


Resistente até a neve.


Florescem no inverno., quando chegam a crescer, em média, cerca de 70 centímetros. Fácil de cultivar, esta planta não gosta, porém, de uma exposição muito direta ao sol. Prefere solos frescos e sobrevive bem ao frio. Nas estações em que as temperaturas baixam muito, deve-se cobrir o terreno onde cresce com substâncias de origem mineral ou vegetal para proteger o desenvolvimento da planta.



Apesar de gostarem muito de sol, resistem também bem ao frio e à chuva. E embora se desenvolvam melhor em canteiros, as primaveras, muito apreciadas pelas suas flores, também podem ser cultivadas em vaso no exterior ou até no interior, uma vez que têm um grande grau de adaptabilidade.



A floração inicia-se habitualmente a partir da primavera e o aroma que exalam não deixa ninguém indiferente. Apesar de tolerar as baixas temperaturas, prefere canteiros ou até mesmo vasos pouco expostos ao sol da tarde. Esta variedade botânica deve ser plantada num solo ácido e rico em matéria orgânica. Não gosta de solos muito encharcados, porém necessita de muita água.



Esta planta vivaz, rústica e robusta adapta-se a todas condições climatéricas, a todos os solos e a todas as regiões, embora prefira terrenos leves e calcários. Suporta o sol, a sombra, a chuva e o frio, resistindo inclusivamente a temperaturas negativas. Esta variedade botânica pode ser usada em varandas, terraços, pátios e até para embelezar hortas urbanas. Tem ainda a vantagem de se reproduzir com muita facilidade.



Algumas das variedades desta espécie de arbusto da família das Adoxaceae, que florescem no inverno, adaptam-se facilmente a todos os solos e localizações. À medida que envelhece, as flores do Viburnum tinus, também apelidado de folhado-comum, vão adquirindo uma tonalidade clara, que confere uma maior luminosidade ao jardim. É outra das plantas que pode ser cultivada em vaso em varandas e terraços, com o cuidado de o expor regularmente ao sol.


Fonte: Sapo Lifestyle. Fotos: Pinnterest

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page