• Redação Obra Prima

Brazilian Furniture realiza mostra com empresas e designers em Nova York

Atualizado: 24 de jan.

Projeto leva 20 empresas brasileiras para os Estados Unidos, em ações inéditas que incluem a realização de uma mostra exclusiva, ocupando uma área de 200 m² em um dos icônicos distritos de design da megalópole americana, o SoHo.


O Projeto Brazilian Furniture abriu suas portas do “Espaço Brasil em NY” entre os dias 11 e 14 de novembro. Organizado pela ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e pela Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, com apoio do Consulado-Geral do Brasil em Nova York, o projeto levou 20 empresas brasileiras para os Estados Unidos, em ações inéditas que incluiram a realização de uma exposição exclusiva, ocupando uma área de 200 m² em um dos icônicos distritos de design da megalópole americana, o SoHo.


A operação contou com a apresentação de mais de 40 peças de marcas nacionais e designers ligados ao Brasil Design + Indústria, Programa de Design Integrado à Indústria que compõe a estrutura do Brazilian Furniture. Além disso, o espaço foi aberto para a recepção de jornalistas e compradores norte-americanos, que contaram com ações exclusivas.


ESPAÇO BRASIL EM NY


Seguindo o conceito apresentado no circuito Fuorisalone 202, com a mostra “Brasil – Design em Movimento”, que ganhou o público na Semana de Design de Milão, na Itália, o espaço é assinado pelo escritório Moreira do Valle, que também é responsável pela curadoria e seleção das peças.

O objetivo foi transformar o local na casa do Brasil em Nova York entre os dias 11 e 14 de novembro, visando facilitar e otimizar o relacionamento das empresas e designers brasileiros com o mercado global, em especial compradores norte-americanos, e a imprensa internacional.


Jornalistas e formadores de opinião norte-americanos foram recebidos por membros do Consulado do Brasil em Nova York, além dos times da ABIMÓVEL, Apex-Brasil e expositores brasileiros. Também aconteceram rodadas de negócios em formato híbrido, presencial e digital, entre 10 empresas brasileiras e cerca de 20 compradores dos Estados Unidos e do Canadá, mercados-alvos do Projeto Brazilian Furniture.


Eis algumas das empresas que marcaram presença por lá:



BRIXTON - By Gustavo Bertolini


Bertolini

A vida urbana é frenética e em constante transformação, não permite espaços desperdiçados e móveis imóveis. A missão da Bertolini é fazer muitos ambientes de seu ambiente, é levar mobilidade e dar vida a sua casa. Para isso, a empresa cria tecnologia com design sensível, transformando materiais em criações incríveis para tornar a vida dos clientes mais plural e funcional.

www.bertolini.com.br



Galega - By André Grippi


Breton

A Breton tem um portfólio repleto de peças assinadas por designers para interiores e áreas ao ar livre. Nomes renomados, como Aristeu Pires, Paulo Niemeyer, Reinaldo Lourenço, Estevão Toledo, Giácomo Tomazzi, Murilo Weitz, Estúdio Rain, entre outros, colaboram com a equipe criativa da marca, tendo como principal diferencial a personalização. Cada peça é 100% personalizável, oferecendo ao cliente a opção de escolher entre medidas, tecidos e acabamentos.

www.breton.com.br



TARSILA© ABAPORU By Tarsila do Amaral


by Kamy

Tomando teares como novos canvas em branco, a by Kamy olha para o futuro sem deixar o legado de seu passado, transformando sonhos e projetos em tramas que contam histórias. Combinando o conhecimento especializado em tecelagem com um DNA inovador, elementos que cruzam gerações da família de Kamyar Abrarpour no Irã, há 34 anos a by Kamy nasceu como uma fabricante de tapetes e, hoje, se tornou uma das mais influentes marcas de tapeçaria no Brasil e na América Latina.

www.bykamy.com.br


LIDOCA - By Fernanda Brunoro


Florense

Fundada em 1953, a Florense é uma empresa brasileira com herança italiana. No “estado Florense de arte”, tecnologia e habilidade operam de mãos dadas para produzir móveis de qualidade e acabamento impecável. Como uma das líderes na comunidade internacional de design, a Florense se orgulha de empregar e produzir com consciência social e ecológica. Além de contar com um moderno parque fabril, a empresa ainda oferece o serviço de personalização de suas peças pelas mãos do marceneiro. Oferecendo flexibilidade em dimensões, materiais e acabamentos.

www.florense.com.br



ARTIGAS - By Ronald Sasson


IBTW – In Between

In Between (IBTW) é uma empresa brasileira focada em fornecer móveis de exterior exclusivos, clean e elegantes que não sacrificam a função pela forma. IBTW é o novo empreendimento do Grupo GH, que aplica seus 22 anos de experiência em mobiliário de exterior para atender às necessidades dos consumidores mais sofisticados com designs modernos e exclusivos.

www.ibtw.com.br



FLUFFY RECAMIER - By Fernando de Sá Motta


Lux Arredo

Lux Arredo é uma marca autoral nascida em 2020, por idealização de Carmen Girelli, proprietária da Ilha Bela Estofados, em parceria com o renomado designer Fernando Sá Motta. A marca nasceu da ideia de ambos em imprimir seu próprio estilo e tendência nos produtos, com foco tanto no mercado de alta decoração nacional quanto internacional. O conceito da Lux Arredo une a experiência conjunta na fabricação de, em especial, móveis estofados, com o design autoral em sua essência mais pura.

www.instagram.com/luxarredo

www.instagram.com/fernando_motta_design



OURENSE - By Independência Móveis


Independência Móveis Rústicos

Há 19 anos no mercado, tendo a missão de realizar sonhos por meio da arte de transformar madeira sólida de demolição em peças com design único, versátil e moderno, a Independência Móveis Rústicos conta atualmente com uma estrutura de mais de 3 mil m² em expansão para atender ao mercado interno. Dando um passo em direção a um futuro próximo, o objetivo da Independência, agora, é conquistar também o mercado externo, apresentando madeiras nobres, como a Peroba Rosa, que merece reconhecimento e credibilidade por sua durabilidade e beleza, transmitida para as peças da empresa.

www.independenciamoveis.com.br



TURIM - By Rodrigo Karam


Lovato Móveis

A diversidade brasileira aplicada ao design por meio da sinergia entre as mais diferentes técnicas e matérias-primas: alumínio, madeira, fibra sintética, tela sling, corda e tricô náuticos, bem como tecidos e espumas resistentes às intempéries do tempo… A natureza é fonte de inspiração e alimento inesgotável para o trabalho da Lovato Móveis. Em franco processo de crescimento e internacionalização, a marca já está presente em diversos países, investindo em inovação, sustentabilidade e design assinado para levar o nome dos profissionais brasileiros, bem como o trabalho dos mais de 170 colaboradores da empresa e a singularidade de nossos insumos cada vez mais longe.

www.lovatomoveis.com.br




Mula Preta

Fundada por André Gurgel e Felipe Bezerra em 2012, a Mula Preta é um Estúdio de Design de Produto nascido no Nordeste brasileiro e premiado internacionalmente. André Gurgel é designer de produto especializado em CGI e visualização de produtos, também comandando uma empresa de tecnologia chamada Synco. Felipe Bezerra é arquiteto e também dirige o escritório Felipe Bezerra Arquitetos desde 2000. Os dois profissionais uniram-se por suas ideias conectivas e amor por soluções criativas para o morar. O nome do estúdio, Mula Preta, é inspirado em uma tradicional canção popular brasileira, representando a cultura nordestina, bem como a irreverência e criatividade dos profissionais.

www.mulapreta.com




Metaltru

A Metaltru é uma empresa com forte DNA de inovação, que combina design, valor percebido e usabilidade para gerar soluções de produtos que visam facilitar a vida moderna de milhares de consumidores em mais de 35 países. “Endireitar, cortar, dobrar e soldar fazem parte do nosso dia a dia. Apresentar produtos que tornam a vida moderna mais fácil é a nossa missão”.

www.metaltru.com.br




Modalle

Em 2010 foi fundada a Modalle, e a partir da paixão por móveis veio o desejo de ser referência na área do morar. Cada um dos móveis da marca carrega um pedaço de seus fundadores e equipe, dizendo mais sobre experiências do que sobre objetos: “Pensamos em como nossos móveis oferecem qualidade de vida aos nossos clientes”. Para isso, a empresa trabalha exclusivamente com designers renomados que garantem inovações e antecipação de tendências no mundo da decoração, além de mestres artesãos e uma equipe dedicada, que combina tecnologia e artesanato de luxo no design de móveis para interiores e áreas externas.

www.modalle.com.br



Móveis James

Há 49 anos no mercado, a Móveis James produz móveis para o mercado brasileiro e internacional, operando em países da América do Norte, Europa, África e América do Sul. A empresa está posicionada no setor moveleiro com produtos de alto padrão para salas de estar, salas de jantar e acessórios. O ponto forte da marca são os móveis feitos com madeira maciça e materiais diversos (como palha, cobre, couro, etc.) que seguem as principais tendências do setor.

www.moveisjames.com.br




Pombo.Co

Criada pelo designer e marceneiro Kim Courbet, o Pombo.Co é um estúdio de design upcycling. Inspirados pelo pássaro que sobrevive do descarte humano nos centros urbanos, a matéria-prima utilizada na produção da marca é extraída de casas demolidas, armazéns e ferros-velhos, sendo transformada por meio da marcenaria tradicional em diversos tipos de mobiliário, que são pensados para cruzar gerações.




Toro Bianco

Uma marca forte traz em seu nome um grande significado, combinando a inspiração trazida pelo rebanho brasileiro, predominado pela raça Nelore, com a sofisticação do design italiano. Dessa forma, a Toro Bianco materializa o sonho de introduzir artigos luxuosos de couro no mercado moveleiro.

www.torobianco.com.br




Tramontina Belém

Fundada em 1986, a Tramontina Belém está localizada em Belém do Pará (PA). Hoje, com 55 mil m² de área construída, essa unidade fabril é responsável por um amplo mix de produtos, incluindo móveis para áreas internas e externas. Produtos práticos e bonitos, com design que explora, por meio de processos tecnológicos, o caráter natural da madeira. Produtos para fazer bonito em casa e nos espaços públicos, como bares, hotéis e restaurantes.

www.tramontina.com.br




De Lavie

Sempre focada na inovação, a De Lavie Decor visa superar as expectativas de seus clientes. O cuidado com o meio ambiente e o bem-estar de seus funcionários estão sempre presentes. Para isso, a De Lavie se reinventa a cada ano, procurando novos mercados, clientes, produtos e desafios. A De Lavie é uma das marcas de alto padrão do Grupo Treboll, muito conhecido no mercado internacional.

www.delavie.com.br



Multimóveis

Há mais de 25 anos no mercado moveleiro, a Multimóveis já nasceu com o DNA da inovação e empreendedorismo no mercado internacional. Durante sua trajetória, a atenção e o respeito às diferentes culturas e particularidades de seus clientes, fizeram com que os produtos da marca fossem aceitos em mais de 40 países, nos cinco continentes. Além da gestão internacionalizada, a empresa conta também com tecnologia de ponta, tendo como principal diferencial o acabamento de suas peças. Confirmando a qualidade e procedência de seus produtos, ainda, a Multimóveis utiliza matéria-prima de madeira proveniente de reflorestamento, que atribui durabilidade ao produto e contribui para a preservação do meio ambiente.

www.multimoveis.com



Madetec

Com um crescimento planejado, investindo em tecnologia e recursos humanos, bem como em políticas ambientais sérias e responsáveis, antecipando tendências e gerando novidades para atender os desejos dos consumidores mais exigentes, atualmente a Madetec conta com uma área instalada de mais de 20 mil m² e cerca de 180 colaboradores diretos, atuando em ritmo de expansão ao produzir mais de 30 mil peças por mês, destinados tanto ao mercado brasileiro quanto internacional.

www.madetec.com.br



E mais: três marcas brasileiras — Ornare, Tidelli e Uultis — ganharam destaque na ICFF – The International Contemporary Furniture Fair, maior plataforma para a exposição de móveis contemporâneos na América do Norte, também entre os dias 11 a 15 de novembro, em Nova York. A ICFF é considerada a maior plataforma da América do Norte para a exposição de mobiliário contemporâneo, com ênfase em originalidade e sustentabilidade.

Fonte: Brazilian Furniture


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo