top of page
  • Foto do escritorRedação Obra Prima

Suvinil, Coral e Tintas Renner lançam suas apostas para 2023

Os três fabricantes de tintas já escolheram os tons que deverão ser os mais concorridos entre os profissionais da área de arquitetura, decoração, design e design de interiores, no próximo ano: Calcita Alaranjada, Silêncio de Inverno e Vining Ivy. Conheça-os.


Suvinil

Calcita Alaranjada: um laranja terroso de energia e inovação


A cor ideal para momentos de transição como o que estamos vivendo, traz a energia da inovação, como os laranjas dos anos 1970 e nos remete aos tons escavados do solo por nossos primeiros ancestrais. E uma cor que nos ajuda a caminhar firme pelo presente. Em 2023, vamos nos cercar de segurança ancestral, inspiração do agora e esperança para seguir em frente.


A cor Calcita Alaranjada chega em edição limitada, com pigmentação 100% mineral. Suvinil Cores da Terra é um produto feito de uma combinação de argilas, dispensando o uso de pigmentos sintéticos em sua composição. Um novo produto, em versão mineral que estimula os sentidos: quando aplicada na parede, apresenta uma textura sutil que convida ao toque e acorda o tato.


Além da cor do ano, a Suvinil lançou também a coleção O Poder das Cores, que possui cinco temas que ilustram a coleção inspirada nos sentimentos atuais da sociedade: A Exausta, A Otimista, A Empolgada, A Conectada e A Cibernética.


A Exausta: pensada no esgotamento do corpo e mente em meio a um mundo acelerado e com informações em excesso. A paleta oferece tons claros e leves, sem muita saturação a fim de estimular o descanso mental.


A Otimista: inspirada no otimismo das pessoas com as mudanças globais. Essa paleta possui cores felizes e inspiradas na natureza a fim de criar ambientes revigorantes. Além disso, a paleta permite contrastes cromáticos que intercalam entre os luminosidade e intensidade.


A Empolgada: baseada na felicidade radical da geração z. A paleta possui tons vibrantes e leves que garantem a dose perfeita de dopamina nos espaços.


A Conectada: inspirada em um mundo tecnológico, a paleta oferece tons pastéis com cores leves e dessaturadas que buscam desacelerar o dia a dia e oferecer a sensação de organização.


A Cibernética: baseada no metaverso, essa paleta reúne o verde-cítrico, o prateado-metálico, o lilás e o laranja-terroso.



Coral

Silêncio de Inverno: uma cor positiva e natural que, ao nos conectar com a natureza, torna a nossa casa mais aconchegante


Todos os anos, a Coral organiza um evento chamado Previsão de Tendências e pede para que um painel de especialistas em design internacional compartilhe suas ideias sobre o que irá influenciar o mundo nos próximos anos. Após entender para onde o mundo está indo, pode escolher uma cor que combine com o clima do momento. Este ano, com o meio ambiente no topo da agenda global, a conversa foi sobre as diferentes maneiras com as quais a natureza sustenta e inspira as pessoas, o que levou ao tema da Cor do Ano 2023 da Coral: sementes da transformação – uma expressão que encapsula o poder transformador da natureza – e da própria cor. Então, foi escolhida a Silêncio de Inverno - 'Silêncio' para evocar a plenitude da natureza e 'Inverno' para transmitir a magia presente em suas transformações. Com base nela, foram criadas quatro paletas de cores fáceis de usar: Foco na Saúde Mental, Pensamento Coletivo, Bioinspiração e Ciclos da Vida. Cada uma conta uma história diferente, assim como a natureza, inspiradora.



Foco na Saúde Mental: tem como foco nutrir a mente e a alma com cores que relaxam, acalmam e confortam. Sendo assim, é formada por marrons, verdes e lilases das matas, jardins e bosques.



Pensamento Coletivo: possui objetivo de celebrar a diversidade de forma harmônica. O rosa e o ocre norteiam a paleta que é formada por tons suaves de um campo de flores.


Bioinspiração: baseada nos designers oferecidos pela natureza, essa paleta é formada por cores cruas com tons de palha, castanhos amadeirados, ocre e cogumelo.


Ciclos de Vida: aqui encontra-se tons serenos que refletem diferentes ritmos como o movimento das ondas. Desta forma, a paleta é formada por tons sutis da praia, como o azul do mar e cores neutras e quentes da areia, conchas e cascalhos.



Tintas Renner by PPG

Vining Ivy: a importância da serenidade e dos momentos especiais


Esta é a vibe em que se enquadra perfeitamente bem a nova cor do ano das Tintas Renner by PPG, um tom verde-azulado ousado e ao mesmo tempo calmante. Escolhida pelos especialistas globais em cores da PPG, a Vining Ivy se entrelaça entre a ousadia do azul e a elegância do verde para criar uma cor de águas profundas super moderna e energizante. Versátil, a nova cor confere muito estilo em qualquer ambiente, segundo Marcelo Diniz, diretor de negócios arquitetônicos da PPG para a América do Sul. Já para Ashley McCollum, especialista em cores da PPG, "os tons de joia dessa cor podem ser usados para criar um clima calmo para diferentes espaços, já que o azul comunica sentimentos de tranquilidade enquanto o verde esmeralda evoca sentimentos de equilíbrio".


Sala de estar ampla e moderna de um ambiente empresarial em Aliso Viejo, CA. Projeto: Abramson Teiger Architects. Fonte: Divulgação PPG.



Para criar um contraste harmônico com a cor do ano 2023, esse projeto oferece a combinação com móveis e elementos em madeira clara. Fonte: Divulgação PPG.



Um espaço de leitura merece ser aconchegante e dinâmico. Por isso, as cores utilizadas incentivam a imaginação ajudam nessa viagem cultural. Fonte: Divulgação PPG.


Fontes: Tintas Suvinil, Coral e Renner PPG


Posts recentes

Ver tudo

Casa Oito

bottom of page