• Redação Obra Prima

Quer construir uma cabana para curtir o inverno de 2022?

A Cubic (@cubic.cabanas) pode realizar seu sonho. A empresa responsável pela comercialização e montagem de cabanas, em até 20 dias, em qualquer parte do Brasil, possui entre seus fundadores os arquitetos Bárbara Fonseca e Lucas Belisário, da Liga Arquitetura. São os responsáveis por este projeto de 33 m² na Serra do Cipó, Minas Gerais, à frente da produção e logística. Outros modelos já estão em desenvolvimento. Fotos: Luiza Ananias.



Compacta e funcional, a Cabana tem como premissa viver uma experiência única e atemporal, fazendo-se um refúgio em meio ao caos da vida moderna. Foi pensada de modo que possa se adequar em qualquer espaço e localidade, sempre pensando em ter o mínimo de interferência possível no meio ambiente, seja na escolha dos materiais ou na hora da implantação.




Para buscar reduzir os impactos, o aço, a placa cimentícia e a madeira de reflorestamento foram escolhidos como materiais de estrutura e vedação, minimizando o desperdício de materiais através de sobras, o consumo de água, a emissão de CO2 e visando a eficiência energética em todo o processo de concepção da Cabana.




Pensando no conforto térmico, lumínico e acústico, o projeto conta com o emprego da lã de rocha nas paredes e no teto, além de grandes esquadrias em PVC, (material conhecido pela excelente vedação) que são estrategicamente posicionadas a fim de favorecer a ventilação cruzada, além de adotar medidas como a utilização de fitas de LED e uma salamandra a lenha. Todas essas ações visam reduzir a necessidade da utilização de sistemas de condicionamento de ar, melhorar o desempenho na utilização da iluminação artificial, e consequentemente o minimizar o consumo de energia elétrica.




Por fim, o projeto foi desenvolvido de forma a viabilizar sua execução em localidades remotas, por isso foi divido em módulos possibilitando que sejam carregados por apenas duas pessoas, prescindindo o uso de guindastes e permitindo que a cabana seja montada com rapidez e em locais de difícil acesso. Outro fato é que seu transporte pode ser feito com o auxílio de apenas um caminhão baú, reduzindo assim sua logística e todas as adversidades causadas nesse processo. Uma equipe especializada acompanha todo o material e faz a montagem completa da cabana, garantindo o resultado final. Sua fundação em estaca metálica foi pensada de modo a minimizar o impacto no local em que a cabana será inserida e fazer o uso mínimo necessário de concreto, apenas para as sapatas das estacas. Esse sistema se adequa à maioria dos terrenos, mas caso seja necessário uma equipe especializada de engenharia fará a consulta das condições do terreno e uma nova fundação específica será desenvolvida.




Texto do corpo matéria: equipe de arquitetos.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo