• Redação Obra Prima

Primeira casa impressa em 3D da Europa é concluída na Holanda

Um consórcio do governo holandês, instituições universitárias de produção de conhecimento e indústria se uniram para desenvolver a nova tecnologia, um sonho capaz de resolver o déficit habitacional na Holanda.



A Eindhoven University of Technology coordenou pesquisas e desenvolveu a partir do processo inteligente BIM casas para impressão em 3D. A argamassa de concreto necessária para isso foi desenvolvida pela Saint-Gobain Weber Beamix em conjunto com a universidade. O município de Eindhoven co-iniciou e facilitou o projeto.



Nos arredores de Eindhoven, perto do aeroporto, o município está desenvolvendo um novo bairro sustentável, Bosrijk, que eles descrevem como “esculturas em um jardim de esculturas”. O milestone do projeto se encaixou perfeitamente nessa ideia: um conjunto de cinco casas em forma de pedra em um local aberto entre as árvores. As casas foram projetadas pelos arquitetos locais Houben / Van Mierlo.



No início de 2019, a Saint-Gobain Weber Beamix iniciou uma fábrica de impressão em concreto 3D, em Eindhoven, juntamente com a BAM Infra. Após um extenso processo de P&D, onde as paredes inclinadas se mostraram especialmente desafiadoras, a fábrica produziu 24 elementos de concreto impressos em 3D.



Os elementos foram transportados em um caminhão até o local e colocados no topo da fundação. A construtora Van Wijnen colocou o telhado, as molduras das janelas e os retoques finais. Depois de aprender com a primeira casa concluída, o consórcio começará a trabalhar em breve nas próximas quatro casas, que terão vários andares. Isso exigirá um maior desenvolvimento da técnica de construção 3D.


Fonte: Archello

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo