• Redação Obra Prima

Future Simple Studio apresenta o loft vencedor do AZ Awards 2021, categoria residencial

Atualizado: 14 de out. de 2021

O projeto da Rue de la Gauchetiere é uma reforma cuidadosa de um apartamento em um edifício histórico, de cem anos, perto do Porto Antigo de Montreal. O estúdio atualizou o loft por meio de uma intervenção arquitetônica elegante e inesperada, que acomoda flexibilidade e união para a convivência familiar, ao mesmo tempo em que celebra o caráter industrial único do espaço. Fotos: Felix Michaud.




Com flexibilidade e luz como principais prioridades, o Future Simple Studio conceitualizou alternativas para a sala onipresente, usando 'drywall com porta de vaivém', recurso que dita grande parte dos interiores da residência. Isso levou a um conceito simples e adaptável: uma caixa dentro da caixa.


Dois volumes de madeira conversíveis envidraçados são cuidadosamente dispostos dentro do espaço de concreto. Eles são programados como quartos e usados ​​como ferramentas espaciais para organizar as funções de cozinha, sala de estar, jantar, estudo, leitura e fitness.


Objeto e arquitetura ao mesmo tempo, cada um é trabalhado como um kit de peças sob medida, incluindo tudo, desde painéis de teto e montantes, a pisos e móveis. Também são equipados com uma série de persianas automatizadas - tanto transparentes quanto opacas - que os transformam de espaços abertos em semi ou totalmente privativos.



O apartamento é cuidadosamente pontuado com armários embutidos sob medida e móveis projetados pelo Studio: pia do banheiro de concreto vazado, estante/escrivaninha personalizada e cabeceira conversível, para citar alguns.



Inspirado no caráter original do apartamento, foi introduzida uma paleta elementar e tátil de materiais; as estruturas de contraplacado de nogueira ecoam os tons de terra das paredes de tijolo, o chão e os tecidos cinzentos quentes se destacam no concreto, enquanto vidro e espelhos enfatizam a leveza do ambiente com um jogo constante de luz e reflexo. A ampla adição de vegetação - incluindo videiras e uma árvore ao ar livre de 3,5 metros - cria uma dimensão natural surpreendente e relaxante ao contexto do centro do loft.




Através de seu plano aberto, salas versáteis e paleta natural, o loft Rue de la Gauchetière oferece uma nova visão da vida na cidade para uma jovem família. Seus elementos arquitetônicos inovadores e materiais naturais criam espaços que são ao mesmo tempo bonitos e práticos para a vida familiar.


O conceito de “caixa dentro da caixa” permite ambientes personalizados que equilibram a privacidade individual com a coletividade. O design aproveita os benefícios de materiais naturais e táteis para melhorar o bem-estar de seus habitantes. O resultado é um design atemporal que abraça o homônimo do edifício de 100 anos em que está: Unity.


Ficha Técnica Projeto: Rue de la Gauchetière Área: 171,87 metros quadrados. Local: Montreal, Québec, Canadá Arquiteto: Future Simple Studio Equipe de Arquitetura: Christine Djerrahian Construção: Construção Père en Fils Conclusão: outono de 2020 Fotógrafo: Felix Michaud

Sobre o Future Simple Studio Future Simple Studio é um escritório de arquitetura com sede em Montreal. Sua abordagem de design é guiada por um exercício disciplinado de simplicidade. A equipe é formada por arquitetos e designers unidos pela ambição de criar habitats instintivos e focados no homem em várias escalas. "Colaborar com nossos clientes é um dos maiores privilégios de nossa prática - temos como prioridade ser parceiros criativos, confiáveis, adicionar soluções duradouras e promover comunicações consistentementes, positivas e fluidas, usando as ferramentas digitais mais recentes", diz a arquiteta Christine Djerrahian, fundadora da empresa em 2018. Antes disso, Christine passou 12 anos trabalhando em Nova York e Montreal, onde liderou projetos para clientes internacionais, incluindo Louis Vuitton, Equinox, Doğuş, NASA e Shvo. Seu trabalho foi apresentado no New York Times, Wallpaper, Sight Unseen, Dezeen e Fast Company. Christine é Arquiteta Registrada (OAQ) e possui mestrado em Arquitetura pelas Universidades McGill e Columbia.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo