• Redação Obra Prima

Pantone revela a cor do ano para 2022: Very Peri

Pela primeira vez, a Pantone cria um matiz totalmente nova para a Cor do Ano. Trata-se de um tom vibrante de azul pervinca com nuances vermelho-violeta energizantes, incorporando uma sensação de alegria e dinamismo projetada para fomentar a criatividade e a expressão imaginativa, segundo a empresa.


Imagem cedida pela Pantone


Desde que criou sua primeira cor do ano em 2.000, o Pantone Color Institute, conhecido como a "autoridade global em cores" cria uma cor totalmente nova em vez de selecionar a partir de sua já vasta gama de paletas, refletindo os tempos de transformações que o mundo vive, segundo o anúncio da empresa.

"PANTONE 17-3938 Very Peri é um símbolo do zeitgeist global (palavra alemã que significa espírito de época ou sinal dos tempos) do momento e da transição pela qual estamos passando. À medida que emergimos de um período de intenso isolamento, nossas noções e padrões estão mudando, e nossas vidas física e digital se fundem de novas maneiras. O design digital nos ajuda a esticar os limites da realidade, abrindo as portas para um mundo virtual dinâmico onde podemos explorar e criar novas possibilidades de cores. Com as tendências nos jogos, a crescente popularidade do metaverso e a crescente comunidade artística no espaço digital PANTONE 17-3938 Very Peri ilustra a fusão da vida moderna e como as tendências de cores no mundo digital estão se manifestando no mundo físico e vice-versa.


Imagem cedida pela Pantone


“A cor Pantone do ano reflete o que está acontecendo em nossa cultura global, expressando o que as pessoas estão procurando, por aquela cor que pode esperar responder.” acrescentou Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute. “A criação de uma nova cor pela primeira vez na história de nosso programa educacional de cores PANTONE Color of the Year reflete a inovação e transformação globais que estão ocorrendo. Enquanto a sociedade continua a reconhecer a cor como uma forma crítica de comunicação e uma forma de expressar e afetar ideias e emoções e se envolver e se conectar, a complexidade deste novo tom de azul com infusão de violeta vermelho destaca as possibilidades expansivas que estão diante de nós”.


Abrangendo as qualidades do blues, mas ao mesmo tempo possuindo um tom vermelho-violeta, PANTONE 17-3938 Very Peri exibe uma atitude alegre e alegre e uma presença dinâmica que encoraja a criatividade corajosa e a expressão imaginativa.


Paletas de cores com PANTONE 17-3938 Very Peri


Lee Eiseman e Laurie Pressman, diretora executiva e vice-presidente do Pantone Color Institute, respectivamente, falaram aos jornalistas sobre o significado e o processo por trás do Color of the Year 2022, sobre o tom que define a tendência, além de algumas maneiras fáceis de incorporar a cor em sua casa.


Imagem cedida pela Pantone


O significado por trás da cor Pantone do ano 2022


Desde a sua fundação, a Cor Pantone do Ano tem procurado encapsular o momento cultural, para refletir o zeitgeist global. Very Peri tenta fazer exatamente isso no próximo ano. "Ele incorpora uma presença corajosa e incentiva a inventividade e a criatividade pessoais", diz Eiseman. "E se alguma vez houve um momento histórico em que precisamos disso - precisamos desse incentivo, precisamos dessa elevação." Essa tonalidade complexa é considerada um membro da família azul, que geralmente é vista como familiar, constante e confortável, mas ao ser infundida com um subtom de vermelho-violeta ganha energia e dinamismo, explica Eiseman. Esta combinação de tons frios e quentes parece nova e inesperada, um reflexo do tipo de inovação que este momento da história exige. "Isso nos ajuda a abraçar o futuro, as possibilidades.


“Ainda é o que você chamaria de uma época atípica, se comparada a como vivíamos antes”, diz Pressman. "Quer estejamos olhando para a continuação de todos esses protestos ambientais, os choques culturais sobre a desigualdade social em diferentes partes do mundo e, claro, há a pandemia global. Então, todas essas coisas se unindo estão influenciando nossos valores sociais, nossos valores culturais, nossos valores pessoais. E cada um de nós, de maneiras diferentes, seja pessoal ou profissionalmente, está procurando reescrever nossas vidas e reimaginar o que elas são, porque elas têm sido muito diferentes. " Very Peri simboliza a necessidade de soluções criativas e força para enfrentar os desafios sem precedentes que enfrentamos.


Tema do Windows para a Cor do Ano Pantone

O processo de escolha da cor do ano

Normalmente, a cor do ano é escolhida entre as mais de 2.000 cores existentes da Pantone. Mas para 2022, a empresa decidiu que era necessário formular uma nova cor, Pantone 17-3938 Very Peri, que agora será adicionada à seleção de cores sólidas da empresa. “Você olha em volta e, se tiver que pensar em uma palavra, é 'transformação'. Como, se você está olhando para a transformação e o que está acontecendo no zeitgeist global, como você marca a transição pela qual estamos passando se não ilustrarmos isso através da cor? " pergunta Pressman. Mudar o processo de escolha da Cor do Ano foi outra forma de refletir a inovação do momento.



"Ao contrário de outras vezes, quando adicionamos cores à paleta e estamos adicionando com base em onde vemos as cores indo, isso foi feito com a mensagem primeiro, quase o nome primeiro, com uma visão muito clara do que essa cor precisava parecer como ", explica Pressman. A equipe sabia que queria uma cor futurista que refletisse a inovação global que estava ocorrendo neste momento e tivesse ligações com o mundo digital - os aspectos técnicos de desenvolver a cor e replicá-la em todos os meios (papel impresso, tecido tingido, ativos digitais, etc. ) seguido a partir daí.


O conselho de Eiseman para decorar com Very Peri: "Seja experimental com ele, divirta-se com ele, divirta-se e ele lhe trará mais alegria." Eiseman relata que recentemente pintou seu próprio quarto em um tom de pervinca, inspirado em Very Peri. “Temos os sentimentos inerentes da cor mãe azul, mas você adicionou aquele elemento de empolgação e dinamismo como um tom - é realmente uma cor ótima para usar nas paredes”, diz ela.



Galeria


Fonte: Tatler

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo