• Redação Obra Prima

Estudo de cores é destaque em duas grandes mostras que acontecem em São Paulo

Atualizado: 16 de set.

Até domingo (11), está aberta à visitação a instalação O Poder das Cores, que a Suvinil preparou para a apresentação do seu estudo de tendências, o Suvinil Revela 23+, durante a DW! 2022. A obra, assinada pelo diretor criativo e consultor de cores, Michell Lott, tem peças da designer têxtil Paola Muller, que também cede seu ateliê para receber o Revela 23+, em Pinheiros, São Paulo. Já a Coral, marca tradicional da AkzoNobel, lançou oficialmente nesta semana o seu programa Coral Matiz: uma plataforma de relacionamento desenvolvida para oferecer apoio técnico para os profissionais do segmento de arquitetura e design de interiores.


Com vasos do duo TOMAZICABRAL e tapete criado pela designer Paola Muller, um dos espaços da instalação “O Poder das Cores | Foto: André Klotz (@andreklotz)


O questionamento que norteia o Suvinil Revela 23+ é “como estamos nos sentindo nesse momento?” A resposta vem em forma de um conjunto de 26 cores, dividido em cinco paletas e um matiz principal – a Cor do Ano Calcita Alaranjada – e convida para a reflexão sobre aspectos comportamentais e a influência das cores em nosso cotidiano.


Em sua décima edição, o estudo de tendências da Suvinil (@tintas_suvinil) repete 2021 e anuncia sua Cor do Ano durante a Semana de Design de São Paulo, foi no último dia 06, no estúdio da designer têxtil Paola Muller e, simultaneamente, transmitido via Youtube. As cores do Revela também compõem a comunicação visual do festival desde a edição passada, e alguns dos verdes e azuis cítricos do estudo 2023 dão a cara da DW! 2022. Este é o terceiro Suvinil Revela consecutivo liderado pelo consultor de cores e diretor criativo Michell Lott e a campanha de divulgação tem ambientes assinados pela diretora de arte Natalia Martucci.


O diretor criativo Michell Lott e a designer Paola Muller posam em um dos pontos da instalação “O Poder das Cores”, no ateliê da artista têxtil, em Pinheiros | Foto: André Klotz (@andreklotz)


Michell Lott conta que a estrutura da pesquisa mudou nesta edição. Antes, o estudo aglutinava de 11 a 12 paletas divididas em três temas. Para 2023, a ideia foi investir em temas macro, mas que comportassem diferentes moods. O número de cores combinadas também diminuiu, facilitando a compreensão do público amplo: são 26 matizes, incluindo a Cor do Ano – Calcita Alaranjada, divididos em cinco grupos: A Exausta; A Otimista; A Empolgada; A Conectada; A Cibernética.


“O Revela é a materialização do zeitgeist, do ‘espírito do tempo’. Olhamos para decoração, tecnologia, moda, memes, notícias e é uma loucura misturar tantas frentes, tanta informação”, afirma o diretor criativo.


Para materializar esse mundo de referências, Michell conta que as fotos que traduzem as cinco paletas do Suvinil Revela 23+ foram produzidas 100% com mobiliário e objetos nacionais e têm direção de arte de Natália Martucci: “A gente tem uma força criativa muito grande e eu busco valorizá-la e dar crédito para todos. Fomos colonizados de mais de uma forma e precisamos quebrar essa colonização cultural que dá mais importância ao que vem dos EUA ou da Europa, do que para o que é produzido aqui. Somos potência”.



Poltrona @sergiojmatos; sofá @estudio_ambrosio; banco @humbertodamata; mesa de centro @lucas.recchia para @firmacasa; sobre ela, vaso @humbertodamata; mesa lateral (na frente) @lucas.recchia para @firmacasa, sobre ela, cerâmica @atelierburiti na @feiranarosenbaum; mesa lateral (ao fundo) @estudiorain; espelho @universo.produtos; luminárias de piso @visualmanual; vasos de vidro @nicoltomazi e @osergiocabral; tapetes @bottehtapetes na ambientação para o matiz Calcita Alaranjada, Cor do Ano da Suvinil | Foto: André Klotz @andreklotz


“O Suvinil Revela reforça a presença e o poder das cores em todas as esferas da vida. Ele materializa uma das principais missões de nossa marca, sendo um estudo 100% brasileiro que traduz nossas histórias por meio das cores, como ferramenta facilitadora da jornada de pintura. Para 2023, construímos o estudo em um formato mais simplificado e prático. Além da cor do ano, contaremos com uma curadoria exclusiva com cinco paletas que facilitam o processo de escolha da cor, apresentando essa trajetória de forma ainda mais autônoma e intuitiva ao consumidor”, explica Sylvia Gracia, coordenadora de Marketing – Cor e Conteúdo na Suvinil.


O Revela 2021 trouxe o rosa avioletado Meia-Luz inspirado no pôr-do-sol, visto pelas janelas durante a fase mais crítica da pandemia. Para o estudo 2022, a escolha foi o verde cítrico e amarelado Eclipse, simbolizando a fusão entre os universos natural, digital e surreal. Enquanto para 2023, o Revela indica o tom inspirado na Calcita Alaranjada, mineral que também nomeia a cor. O laranja terroso busca a energia da renovação, aquece os espaços e abraça com conforto.


Calcita Alaranjada evoca os anos 1970 e seu futurismo efervescente, um convite à novidade. Enquanto a pedra Calcita Alaranjada é reenergizante e purificadora, capaz de ajudar a equilibrar as emoções, eliminar o medo e combater a depressão, além de amenizar os problemas e maximizar nosso potencial. A versão da tinta é, ainda, inédita em composição, tendo sua pigmentação 100% mineral, em edição limitada, feita com uma combinação de argilas que dispensa pigmentos sintéticos.


O Poder das Cores


Para a instalação “O Poder das Cores”, porém a ambientação é majoritariamente feita com móveis e objetos garimpados em brechós e galpões. Peças que estavam um pouco danificadas e que poderiam sofrer melhorias e intervenções, com a aplicação dos matizes.


Desde que assumiu o Revela, esta é a primeira vez que Lott faz um evento presencial e investiu para que os visitantes pudessem, de fato, sentir o poder que as cores exercem sobre nossos sentidos e sentimentos. Assim, a instalação é dividida por sensações, para que múltiplas paletas pudessem ser vistas e experimentadas. “É uma espécie de labirinto feito para mostrar que as cores conversam, que estão misturadas e refletem de diferentes maneiras em nossa percepção, e eu desejava que as pessoas pudessem navegar por esses ambientes”, explica.




Inovação


O Revela 23+ usou como base as mais de 2 mil possibilidades de cores que a Suvinil oferece para montar concisas as paletas. Ao contrário dos anos anteriores, há mais contrastes cromáticos do que harmonias complementares nessas combinações. É uma espécie de revival nostálgico do futurismo energético dos anos 1970.


Nenhum matiz foi criado, mas a Cor do Ano – Calcita Alaranjada deteve uma mudança estrutural, que vinha sendo desejada e pesquisada desde 2019: uma formulação com pigmento 100% mineral, feito à base de diferentes argilas. O produto, porém, é ainda restrito a uma série limitada.

Acesse a página da marca no site da DW! e agende o horário da sua visita. Saiba mais sobre o Revela 23+ em suvinil.com.br.


Fonte: Redação DW


Coral Matiz traz um novo conceito de suporte que mistura consultoria personalizada, ferramentas profissionais e plataforma com conteúdos


Marcelo Salum – Casa Coral. Projeto da CASACOR São Paulo 2022 / Denilson Machado/CASACOR


A Coral, marca da AkzoNobel já tradicional do segmento brasileiro de tintas decorativas, lançou oficialmente o seu programa Coral Matiz: trata-se de uma plataforma de relacionamento desenvolvida para oferecer apoio técnico para os profissionais do segmento de arquitetura e design de interiores na orientação de aplicação dos produtos e consultoria de escolha de cores.


O programa foi desenhado a partir de uma minuciosa pesquisa feita junto aos profissionais para que a marca pudesse compreender melhor a relação desses com a tinta e, especialmente, com as cores na concepção de um projeto de arquitetura.


Marcelo Salum – Casa Coral. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. Denilson Machado/CASACOR


A partir disso, foram desenvolvidas soluções para atender às dores dos profissionais que se sentiam desamparados na hora de escolher uma cor. A marca visa aproximar-se ainda mais do setor e inspirar os criadores na hora da escolha de uma tinta.


Essa é uma plataforma exclusiva da Coral com toda a expertise da marca e que servirá também como um ecossistema de conteúdo e compartilhamento de projetos. Serão compartilhados podcasts entrevistando grandes nomes do ramo, instruções de uso ferramentas para auxiliar no mundo da cor, como o leque, e os mais engajados serão presenteados com diversos mimos e ferramentas como uma caixa de amostras personalizada com cores oficiais da Coral ou Color Sensor.


Sig Bergamin – Artsy Lounge. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. Romulo Fialdini/CASACOR


Segundo Juliana Zaponi, gerente de Comunicação de Marca e Cores para Tintas Decorativas na América do Sul, o Coral Matiz trará um formato inovador de relacionamento entre especificador e marca, formando um banco de conteúdo de grande valor para o mercado.


“Nós acreditamos que a cor é um grande portal de autoralidade e memorabilidade para o profissional de arquitetura, e esse programa será chave para que ele se desenvolva mais desse sentido e ofereça um aspecto diferencial para seus clientes. Além disso, a Coral reforça seu pioneirismo ao desenvolver soluções que ultrapassam a seleção de cores”, comenta a executiva.


Sig Bergamin é o embaixador do programa Coral Matiz / Romulo Fialdini/CASACOR


Para disseminar essa ideia, como embaixador e o principal rosto do Coral Matiz, a Coral convidou Sig Bergamin – referência em ousadia e criatividade – para estar do lado da marca na divulgação do projeto. O arquiteto foi escolhido por seu primoroso uso das cores para criação de ambientes cheios de vida.


Sig acredita que a parceria pode ajudar arquitetos a desbravarem o universo das cores com leveza e criatividade. “Desde pequeno sou fascinado pela cor. Sempre enxerguei a vida de forma mais colorida que a maioria e isso é para mim um motivo de felicidade. Queremos passar esse mesmo sentimento para os arquitetos mostrando que existem infinitas possibilidades, com ferramentas e caminhos para o colorir. O maior legado que posso deixar é o da desmistificação da cor e tenho certeza de que esse projeto será um grande passo nessa missão”, conta o arquiteto.


Sig Bergamin – Artsy Lounge. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. Salvador Cordaro/CASACOR


Fonte: Redação CASACOR

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo