top of page
  • Foto do escritorRedação Obra Prima

LE CORBUSIER: Nada é transmissível a não ser o pensamento

Um mês antes de sua morte, Le Corbusier escreveu algo semelhante a uma monografia autobiográfica, um testamento intelectual ou o diálogo de um homem consigo mesmo no ato de resumir o trabalho de sua vida. O texto a seguir é um trecho. Um excelente trecho, como todo o conjunto de sua obra, que incluem as pinturas que ilustram este post.



"Tenho 77 anos e a minha filosofia moral pode reduzir-se a isto: na vida é preciso sobretudo agir, e com isso quero dizer agir com modéstia, exactidão, precisão. A única atmosfera possível para realizar um trabalho criativo é aquela em que essas qualidades prevalecem: regularidade, modéstia, continuidade, perseverança.


Já escrevi em algum lugar que constância é uma definição de vida, pois constância é natural e produtiva. Para ser constante, é preciso ser modesto, é preciso ser perseverante. É uma marca de coragem, de força interior, uma propriedade da própria natureza da existência. A vida vem ao mundo por intermédio dos seres humanos, ou se você quiser, os seres humanos vêm, nascem da vida. Desta forma, todos os tipos de eventos acontecem.


Mesures de L'Homme


Considere a superfície das águas... Considere também o mundo inteiro rodeado pelo céu azul repleto do bem que os homens terão alcançado... longe, afinal, tudo volta ao mar. E, quando você finalmente chega ao fundo, o diálogo, o confronto básico, pode ser formulado assim: o homem sozinho face a face consigo mesmo, a luta de Jacó e o anjo dentro da alma humana.


Existe apenas um juiz. A própria consciência de cada um, isto é, você mesmo. Pode-se ser ninguém ou alguém, mas pode-se ir do repelente ao sublime. Depende de cada indivíduo, desde o início. Pode-se escolher a direção que vale a pena, pode-se agir com base na consciência, mas também se pode escolher o contrário: juros, dinheiro.


Minha vida inteira foi ocupada por descobertas. É uma questão de escolha. Pode-se dirigir Cadillacs ou Jaguares maravilhosos, mas também pode ser apaixonadamente dedicado ao trabalho. A busca pela verdade não é fácil. Pois a verdade não deve ser encontrada nos extremos. A verdade flui entre duas margens, um pequeno riacho ou uma torrente poderosa... e diferente a cada dia.


Quanto a mim, dediquei cinquenta anos da minha vida ao problema da habitação. Trouxe o templo para a família, para o lar doméstico. Eu restabeleci as condições da natureza humana na vida do homem. Nunca teria conseguido o que alcancei sem a maravilhosa ajuda dos jovens do meu atelier, 35, rue de Sèvres: paixão, fé, integridade. Agradeço a todos eles. Ficará lá, tudo o que fizemos uma semeadura útil. Talvez nos próximos anos pensem um pouco em Pere Corbu, que agora lhes diz: „Trabalhamos em função da nossa consciência… O drama humano desenrola-se neste círculo fechado.


La Main Ouverte


O monumento da Mão Aberta, por exemplo, não é um emblema político, uma criação de um político. É uma criação de um arquiteto; esta criação é um caso específico de neutralidade humana; quem cria algo o faz em virtude das leis da física, química, biologia, ética, estética, todas unidas em um único feixe: uma casa, uma cidade. Esta Mão Aberta, símbolo de paz e reconciliação, deve ser erguida em Candigarh. Este emblema que tem assombrado meus pensamentos por muitos anos deve existir para testemunhar que a harmonia é possível entre os homens.


Devemos parar de reparar para a guerra, a guerra fria deve cessar de prover sustento para os homens. Devemos inventar, decretar os projetos de paz. O dinheiro nada mais é do que um meio. Existe Deus e o Diabo, as forças que nos confrontam. O diabo está simplesmente no caminho: o mundo de 1965 é capaz de viver em paz.


Le Poeme de l'Angle Droit


Ainda há tempo para escolher, para nos equipar em vez de nos armar.

Sim, nada é transmissível, exceto o pensamento, a coroa do nosso trabalho. Esse pensamento pode ou não se tornar uma vitória sobre o destino no além e talvez assumir uma dimensão diferente e imprevisível.

Tudo isso acontece dentro de um cérebro, vai e vai crescendo aos poucos, no decorrer de uma vida que passa rapidamente como uma vertigem, cujo fim vem antes de percebermos."


Paris, julho de 1965

Posts recentes

Ver tudo

Casa Oito

bottom of page