top of page
  • Redação Obra Prima

Glass Home

Uma inovadora casa de vidro, projeto da arquiteta Daniela Engel, da Pluria Multi Design, é destaque na mostra de arquitetura e decoração Glass Home, que ocorre em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, até o dia 18 de dezembro.



O ambiente, concebido para ser um loft, tem 81 metros quadrados, (m²) com um quarto, banheiro e área social. Segundo a Modelo Vidros, empresa fornecedora do material protagonista do espaço, foram utilizados 130 m² de vidro no ambiente. "Devido ao seu aspecto espelhado, os vidros refletivos impedem a visão do lado de fora durante o dia. E isso sem prejudicar a visibilidade de quem está do lado de dentro do ambiente", explica Leonir Nicaretta, diretor da empresa.



A casa explora o visual externo, trazendo a natureza para fazer parte do lar. "Todas as paredes externas são de vidro e possuem características técnicas adequadas para um bom conforto térmico. Para receber os vidros, criamos uma estrutura metálica aparente. Antes de tudo, foi feito também uma base de concreto, onde trouxemos uma inovação tecnológica no segmento da construção civil, que é a substituição do aço na laje por barras poliméricas de fibra de vidro", conta Daniela.





De acordo com a arquiteta, o vidro aparece também no banheiro da casa e em detalhes do lado externo. "A banheira está sob um céu de estrelas, pois fizemos um forro com vidro. Criamos ainda um mirante de vidro para chegar pertinho do lago existente, assim o visitante consegue contemplar o belo visual", destaca Daniela.




Mais casas construídas do zero na mostra


Um dos diferenciais da Mostra Glass Home deste ano é a construção de cinco casas do zero, através do uso de tecnologias que permitem que essas estruturas sejam edificadas de forma rápida e eficiente. Além da Glass House, que possui uma base em concreto, onde houve uma substituição do tradicional aço por barras poliméricas de fibra de vidro com grafeno, há a Casa da Serra, assinada por Mayresse Arquitetura. Ela foi construída em Steel Frame, técnica comumente utilizada em outros países que conta com inúmeras vantagens, entre elas a sustentabilidade, o tempo de obra, a eficiência energética e a previsibilidade orçamentária.


Casa da Serra, assinada por Mayresse Arquitetura.


Já o projeto assinado pela Redecker + Sperb arquitetura está sendo edificado do zero de forma ágil. “A estrutura da casa é com paredes de concreto pré-moldado, o que possibilitou que ela fosse levantada em dois dias”, explicou Victória Redecker, sócia do escritório. Os espaços assinados pela BG Arquitetura e pela arquiteta Priscila Ledur, estão sendo construídos com estruturas modulares portáteis, que contam com um processo de montagem simples e bastante personalizável.


SERVIÇO Evento: Mostra Glass Home 2022 Data: de 22 de outubro a 18 de dezembro. Horários para visitação: terça a sábado: 14h às 20h30 e aos domingos e feriados: 14h às 20h. Local: R. Almirante Barroso, 241 - Centro, Novo Hamburgo/RS


Fonte: Apura Conteúdo. Fotos: Divulgação.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page