top of page
  • Foto do escritorRedação Obra Prima

Fazenda Barro Branco: história, essência e significado

A fazenda Barro Branco é um verdadeiro baú de memórias e o conceito do projeto da arquiteta Fernanda Villefort valoriza cada detalhe, com peças garimpadas cuidadosamente em antiquários, somadas a novas escolhas e ambientadas por uma paisagem que inunda a alma de paz! O projeto surgiu do desejo do cliente em manter a essência do lugar e agregar valor à história da família. Esse foi o ponto inicial para construir um novo olhar, unindo-se à arquitetura. Por Fernanda Villefort.





A ÁREA EXTERNA

O deck foi proposto em balanço e as floreiras criam um limite sutil ao se misturarem visualmente com os dois níveis de água.




A SUÍTE

O processo foi lento e gradual, criando uma nova linguagem à medida em que novas descobertas foram sendo feitas.

Trabalhar uma arquitetura com um novo olhar, reelaborar materiais utilizados e trazer isso nos dias de hoje é essencial, tirando partido da funcionalidade necessária para a família e da tecnologia do momento.




A COZINHA

Uma cozinha cheia de vida, com janelas que se abrem para a paisagem.

A escolha das cores e dos acabamentos reforça o conceito do projeto de resgatar memórias e proporcionar uma experiência leve e significativa para a família.



A MADEIRA

A madeira existente nas antigas janelas da fazenda se desdobra para as novas esquadrias da cozinha e estabelece um contraste com a leveza do vidro, que gera transparência e conexão com a paisagem exuberante.




À NOITE




A ADEGA

A adega nasceu e se desenvolveu durante o processo de construção e descobertas. Para respeitar a essência do local e criar um novo espaço foi necessário descascar as paredes, rebaixar o piso e estrutura-lo com madeiras maciças robustas, como eram utilizadas no passado.




A CAPELA

A capela foi o último e maior desafio, idealizada para ser um refúgio de paz em um espaço de reflexão e oração. Seus elementos são carregados de significado, desde a escolha do lugar que oferece uma vista panorâmica do complexo da fazenda, passando pelas imagens escolhidas do altar, até a pintura do teto, que coroa este espaço e faz desta capela o verdadeiro sentido da história do lugar.





Posts recentes

Ver tudo

Casa Oito

bottom of page