• Redação Obra Prima

Esquenta DW!

Atualizado: 24 de ago.

De 04 a 11 de setembro, a cidade de São Paulo receberá a 11ª edição da DW! Semana de Design de São Paulo. Confira alguns lançamentos e expositores confirmados.


MAURÍCIO ARRUDA E MAURÍCIO D'ÁVILA COM A COLEÇÃO DA PARCERIA "LITORAL".


Lojas, galerias, museus, shoppings, instituições de ensino, ateliês e outras centenas de endereços preparam ações em diversos formatos para a Semana de Design de São Paulo. São exposições, instalações, palestras, tours, talks, seminários e outras atividades.


Os eventos podem ser abertos ao público em geral ou apenas para convidados. Para consumidores finais ou exclusivos para designers e arquitetos. Pagos ou gratuitos.


Abaixo, alguns expositores em destaque com participação já confirmada.



LIDER INTERIORES: 4 A 11 DE SETEMBRO


O nome da nova coleção da Lider Interiores, Vibra, vem da expressão ‘viva a brasilidade!’ mas também reflete o desejo da marca de injetar doses de ânimo, alegria e movimento na decoração das casas e celebrar o design autoral brasileiro após dois anos e meio de uma crise desafiante para o mundo inteiro. São 13 lançamentos no total, criados por Giacomo Tomazzi, EM2 Design, Brunno Jahara, Isabela Vecci e FGMF. O estúdio Nada Se Leva, além de ser responsável pela direção criativa dessa turma de feras, também apresenta três peças: a cama Pesponto e as minicômodas Orquídea e Nuvem. Nos móveis, a madeira predomina, como é característico no repertório do design nacional. Estofados como a cadeira Siri, de Giacomo Tomazi, e a poltrona com pufe Gomos, da EM2 Design, trazem tecidos de tons fortes, o que reforça a ideia de levar energia e positividade aos ambientes. As cores também alegram a cenografia imaginada por Claudio Novaes para apresentar as novidades no showroom da alameda Gabriel. A semana no endereço promete ser agitada, com atrações como pocket show de música, DJ, live painting (com sorteio da obra ao final), drinks autorais e talks com os designers. Na quinta-feira, dia 8, o clima de festa se espalha ainda mais, pois acontece a inauguração oficial, pela manhã, da nova loja da marca no D&D Shopping, projetada pelo escritório Nitsche Arquitetos. O espaço já nasce envolto numa atmosfera de alto-astral, todo ambientado com a coleção Vibra.



CASA GUARARAPES: 5 A 10 DE SETEMBRO


A Casa Guararapes proporciona uma imersão ambientada no portfólio de painéis de compensado e MDF fabricados pela Guararapes. Localizado na avenida Brasil, o endereço mostra aplicações surpreendentes em mobiliário, objetos e divisórias de produtos como os MDFs São Paulo e Floresta, da linha Perspectivas, premiada com o iF Design Award 2022. Trata-se de placas com padrões que reproduzem obras do fotógrafo norteamericano Benjamin Grant, feitas com base em imagens de satélite de São Paulo e da floresta amazônica, tiradas a 700 mil metros de altura. Mais do que um showroom, porém, a Casa Guararapes é uma experiência que combina aprendizado, mão na massa e estímulos para os cinco sentidos. Aberto em São Paulo no ano passado, o casarão soma 900 metros quadrados e dispõe de auditório para 35 pessoas; oficina de trabalhos manuais, que oferece cursos diversos; materioteca, na qual arquitetos e designers de interiores podem montar moodboards e testar as combinações sob luz natural e artificial; coworking para profissionais do segmento; salas de reunião; espaço gourmet para eventos; rooftop e jardim. Para descobrir as novidades da empresa, esqueça os mostruários convencionais: volumes geométricos apresentam produtos como o recém-lançado MDF Áris, que traz uma camada extra de proteção contra riscos, marcas de dedos, radiação UV e calor e vem nos tons Noite (preto) e Neblina (cinza). Outra forma de vivenciar e visualizar os painéis é passear por dentro da Casa Múltipla, um apartamento de 60 metros quadrados que acaba de ser montado dentro do local. O projeto, criado pelas arquitetas Larissa Pacheco e Renata Munhoz, foi o vencedor do concurso Espaço do Futuro, promovido pela Guararapes no início do ano, e traz ambientes flexíveis, que se moldam conforme as atividades dos moradores, além de propor diversas possibilidades de uso para os padrões da empresa. Durante a DW! 2022 a marca promove tours guiados para apresentar a Casa Guararapes aos visitantes. Também organiza duas palestras: dia 6, sobre o futuro do morar, com o WGSN, e dia 8, sobre cores na arquitetura, com Rodrigo Ohtake. Fundada em 1984, a Guararapes começou como fabricante de chapas de compensado e, ao longo do tempo, se tornou a segunda maior exportadora do material no país, com a produção dividida em dois complexos, em Palmas (PR) e Santa Cecília (SC). Em 2009, foi criada a fábrica de MDF, em Caçador (SC), na qual são aproveitados os cavacos de madeira do resíduo das outras duas manufaturas. Toda a madeira utilizada pela empresa tem certificação de manejo florestal. A Casa Guararapes paulistana é o segundo showroom do tipo aberto pela marca — a primeira surgiu em Curitiba.



BY KAMY: 5 A 10 DE SETEMBRO


A vontade de buscar referências fora do universo da arquitetura e dialogar com uma nova área criativa moveu o desenvolvimento da coleção DivergenteZ, que a by Kamy apresenta na DW! 2022.

Desta vez, as cores e formas dos tapetes da marca se inspiram na cultura gamer e foram criadas, em sua maioria, por autênticos representantes da geração Z, os nativos digitais que chegam à idade adulta em tempos de profundas transformações.

Cada peça conta uma história própria. Só para citar dois exemplos, Alexandra Monte, estudante de design de games, imaginou a tapeçaria Trilhas Criativas com padrões semelhantes a jogos como Pac-Man e Slither.io. A peça ganha ares de tela graças à iluminação de LED encaixada entre a trama. Nos tapetes Skypixel Fields e Skypixel City, a estudante de design gráfico Camila Bigliani traçou uma paisagem urbana e outra rural utilizando a linguagem fragmentada dos pixels.

Quase toda produzida em Econyl, um fio de náilon obtido por meio da recuperação de redes de pesca abandonadas no fundo dos oceanos, a coleção DivergenteZ assume um colorido aceso, bem diferente da paleta habitual da By Kamy. O lançamento é a grande atração do showroom da marca na alameda Gabriel durante o DW!

Como complemento às criações dos designers estreantes, o endereço exibe ainda tapeçarias de bichos da fauna brasileira segundo a interpretação de Kiko Maldonado e Ricardo Centurione. Os modelos pertencem ao selo by Kamy Verde e são uma espécie de mosaico de recortes do tapete Revolution, reaproveitados dos resíduos da fábrica.

Na loja do D&D Shopping, a by Kamy coloca uma das peças da coleção DivergenteZ em destaque na vitrine: um tapete componível projetado pela designer Sofia Venetucci.



GEO LUZ + MAURÍCIO ARRUDA: 5 A 10 DE SETEMBRO


Mauricio Arruda desempenha três papéis de fôlego na programação da Geo Cerâmica para o DW! 2022. O arquiteto assina a nova coleção da marca, chamada Litoral, composta de cinco abajures, a curadoria da exposição de produtos da empresa, com mais de 50 modelos, e a cenografia do espaço, inspirada no tema ‘praia’ e no conceito de biofilia.

Mauricio participa de um talk na companhia de seu xará, Maurício D’Ávila, fundador e designer da Geo Cerâmica. D’Ávila também comanda uma oficina na qual mostra os estágios da produção das luminárias e convida os participantes a colocarem a mão na massa.

Criada há 22 anos, a Geo Cerâmica quebrou o paradigma de que luminárias de cerâmica são feitas somente para a área externa. Responsável pelo desenvolvimento das diversas técnicas que propiciam o surgimento de cúpulas com superfície lisinha, espessura fina e grandes formatos (superior a 50 cm de diâmetro), D’Ávila conseguiu que suas peças adentrassem os interiores com uma linguagem contemporânea, mas sem perder o toque caloroso do elemento terra e da confecção artesanal. Os grandes sucessos da empresa incluem os pendentes Gaya e Lua e o abajur Garden, que fornece luz para o cultivo de um minijardim em casa e foi publicado em diversas revistas e sites internacionais após a apresentação do produto na Semana de Design de Milão de 2021.

Agora, a Geo Cerâmica reforça sua presença fora do Brasil com a abertura da Geo Contemporary: um ponto de distribuição de seus produtos com sede em Miami. O endereço nasceu com o objetivo de atender arquitetos e designers de interiores brasileiros à frente de projetos em solo norteamericano e, além disso, o local funciona como uma base para que a marca mostre o potencial e a autenticidade do design nacional além das nossas fronteiras.



COSENTINO: 5 A 10 DE SETEMBRO


Se você gosta de design e arquitetura, com certeza já ouviu falar da Cosentino (@cosentino_brasil). Uma marca espanhola com alcance global, responsável pelo desenvolvimento de superfícies tecnológicas e bonitas para os mais diversos usos: de cozinhas profissionais a áreas molhadas, bem como móveis e fachadas.

A marca, presente no Brasil há 20 anos, comemora suas duas décadas com uma nova loja na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo. A empresa, sediada no Espírito Santo, projetou o City Center, que deve ser inaugurado logo após a Semana de Design de São Paulo, com lançamento de uma nova coleção.

Durante a DW!, porém, a Cosentino promove uma série de eventos exclusivos como prévia para a grande inauguração. Na Ornare, um brunch da Cosentino para convidados tem lugar no dia 06 (terça). Um coquetel igualmente para convidados vai acontecer na entrada da futura loja, com data e horário a serem confirmados.

Na nova City Center, haverá, também, uma intervenção artística e interativa. Uma pintura feita em frente à fachada vai ganhar movimento através de um aplicativo. E não é só, o app oferece ainda informações sobre a empresa e seus produtos. Aliás, um dos carros-chefe da Cosentino, a superfície ultra-compacta e resistente a riscos, manchas e temperatura, Dekton, é o componente do tampo de uma mesa a ser exposta na Líder Interiores.



ELIANE: 5 A 10 DE SETEMBRO


A memória afetiva e o caráter atemporal definem a coleção Brick Art, que a Eliane apresenta em primeira mão durante o DW! 2022 e, em seguida, para o mercado internacional, na Feira de Bolonha. Com o lançamento, a marca adentra uma nova categoria de produtos, a dos bricks (ou tijolinhos) e traz peças no formato 7 x 26 cm e 6,5 mm de espessura.

A coleção está dividida em três linhas: Made, que busca inspiração no tradicional tijolo extrudado inglês e exibe tonalidades que vão dos terrosos ao preto carbonizado; Tour, que remete a viagens e se aproxima da natureza, com texturas que lembram seixos e tons de azul e verde; e Neutral, voltada para os princípios da arquitetura silenciosa, na qual predominam o olhar contemporâneo e os tons suaves. As duas primeiras têm acabamento mate, e a última, brilhante. Entre as possibilidades de uso estão paredes e pisos internos, fachadas e piscinas.

É a primeira vez que a Eliane reserva um lançamento desse porte para a DW! e, por isso, a partir do festival, as peças passam a compor a ambientação da Casa Brasil Eliane, numa intervenção assinada pelo arquiteto Alexandre Brunato. O showroom recebe quem quiser conhecer as novidades de segunda a sexta, das 9h às 18h; e sábado, das 9h às 13h. No dia 6, acontece um evento fechado para arquitetos do programa ConnectArch.

No segundo andar do endereço, reservado para a grife Decortiles, o Puro 15, um porcelanato de 15 mm de espessura criado exclusivamente para a aplicação em mobiliário, ganha destaque. Os visitantes podem conferir o produto utilizado em mesas e bancadas.



SACCARO: 5 A 10 DE SETEMBRO


Em clima de retomada após dois anos de lançamentos esporádicos, a coleção apresentada pela Saccaro durante a DW! 2022 chama a atenção devido ao volume e à abrangência: são dez famílias de produtos para uso indoor e outdoor.

Criados pelos designers Alain Blatché, Vinicius Siega e pelo Estúdio Saccaro, os móveis desembarcam em primeira mão nos showrooms da alameda Gabriel e do D&D Shopping e renovam o visual dos dois endereços. A empresa reserva ainda uma surpresa para o período do festival: uma peça desenvolvida pelos designers italianos Davide e Gabriele Adriano chamada Isetta.

Entre as novidades, a marca faz um resgate de sua história e traz três poltronas de fibra natural, material entrelaçado com a origem da empresa, que nasceu como uma cestaria há 76 anos e transitou para o segmento de mobiliário cultivando o primor da artesania como um forte valor. Fundada em Caxias do Sul, a Saccaro hoje está presente nas cinco regiões do Brasil, em diversos países da América Latina e acaba de abrir a quarta loja exclusiva nos Estados Unidos, em Fort Lauderdale.



4ª MOSTRA D&D GARDEN: 2 A 9 DE OUTUBRO


Parceiro de longa data e hub da Semana de Design de São Paulo, o D&D Shopping (@dedshopping) abre sua 4ª Mostra D&D Garden. A exposição ao longo dos corredores começa no dia 02 de setembro, segue por todo o festival e continua aberta até 09 de outubro.

São 22 profissionais do universo do paisagismo – como a decoradora de festas Titina Leão e os paisagistas Ricardo Pessuto, Clariça Lima e Luciano Zanardo – que trazem propostas inovadoras e tendências para deixar o lar e a vida ainda mais verdes.

“A mostra 2022 promete vir recheada de boas ideias para deixar a casa florida, orientar como cuidar das plantas, escolher os tipos ideais para o seu projeto e muito mais” afirma Angelo Derenze, diretor geral do D&D.

O D&D Shopping foi pioneiro no conceito de ser um centro de compras especializado em Decoração e Design, inspirado por seus pares nos Estados Unidos e Europa. Inaugurado há quase três décadas, hoje é o mais completo shopping dedicado ao decór na América Latina. São 37 lojas, além de serviços e gastronomia, um convite a (re)decorar a casa e, ainda, passar um tempo agradável.


Fonte: Design Weekend 2022 Fotos: Divulgação.











19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo