• Redação Obra Prima

Dezeen Awards anuncia suas longslists para a premiação 2021

Beleza, inovação e benefício para o planeta são as principais premissas dos jurados para a classificação de projetos neste conceituado concurso.

A reconstrução do Palácio do Castelo de Helfštýn pelo Atelier-r está na longa lista na categoria de Projeto de Renascimento. Foto: BoysPlayNice.


Cultura nada mais é que o alargamento dos prazeres. Se você ama arquitetura e design ou trabalha com isso, acompanhar premiações de publicações conceituadas no mundo é muito mais que prazeroso. É a possibilidade de se antenar aos melhores e mais significativos projetos e arquitetos internacionais da atualidade, já selecionados e devidamente brifados para a sua informação. Você também pode ficar por dentro das últimas tendências, novos olhares e inspirações, seja no plano pessoal ou profissional.


Villa Fifty-Fifty por Studioninedots. A foto é de Frans Parthesius. Casa Urbana.


Dito isso, um dos mais importantes concursos internacionais anunciou, este mês, suas longlists: o Dezeen Awards 2021, que só na área de arquitetura apresenta 305 projetos concorrendo a prêmios em 12 categorias diferentes. Uma criteriosa seleção entre mais de 4.700 inscrições de 87 países para a quarta edição do programa de prêmios, celebrando os melhores da arquitetura, interiores e design do mundo, bem como estúdios e indivíduos que produzem os trabalhos mais destacados.


Igreja do Santo Redentor e Centro Comunitário de Las Chumberas de Fernando Menis SLPU: categoria de Edifício Cultural. Foto: Simona Rota.


A próxima etapa do concurso avaliará todos os projetos por um júri estrelado, incluindo os conceituados profissionais Ole Scheeren , Lina Ghotmeh e Hanif Kara. Eles determinarãoos que irão figurar nas pré-seleções, anunciados em setembro. Uma nova rodada de julgamento, ainda, determinará os vencedores de cada categoria, anunciados em novembro.

Os 12 vencedores dos prêmios de projeto de arquitetura lutarão pelo título "Projeto de Arquitetura Geral do Ano".


The Pink House por 23o5studio. A foto é de Hiroyuki Oki. Categoria de Casa Rural.


Há três critérios básicos para o julgamento das obras: beleza, inovação e benefício para o planeta.

Os jurados estão atentos ao rigor estético, ao bom detalhamento e ao bom uso dos materiais. E

procuram por evidências de novas abordagens e novas ideias, além do respeito pelo meio-ambiente.

Para as categorias de estúdio, os jurados procuram designers individuais ou empresas que demonstrem uma forte visão e realizações em termos de projetos concluídos, sucesso comercial, satisfação do cliente e impacto positivo. Eles também devem descrever pelo menos dois projetos concluídos que se enquadram nos critérios de julgamento, bem como exibir evidências de práticas de gestão responsável e políticas da empresa (por exemplo, diversidade, bem-estar e treinamento).


O Silk Tree Park é a primeira área de domínio público em Teerã projetada de acordo com as diretrizes espaciais para surdos e indivíduos com HOH. Categoria Projeto Paisagístico. Foto: Nima Ghanei.


Todos os vencedores receberão um troféu desenhado pelo estúdio de design holandês Atelier NL. Eles também receberão um certificado e material de marketing para se promoverem como ganhadores do Prêmio Dezeen. Todos os vencedores terão seus projetos publicados no site do Dezeen Awards e também mencionados no site principal do Dezeen.

Além disso, todos os vencedores serão amplamente promovidos por meio das extensas redes de e-mail e mídia social de Dezeen. O mundo inteiro saberá que você ganhou!

Você pode ver os vencedores de 2020 aqui!


Anna Stay: este projeto foi listado na categoria de Prédio Pequeno. Foto: Tõnu Tunnel.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo