• Redação Obra Prima

Casas Feitas à Mão

Atualizado: 23 de jul.

No seu Studio Magnolia, em Bali, na Indonésia, Alej Cisneros projeta casas únicas e inovadoras que criam uma nova maneira de viver em profunda harmonia com a natureza, influenciada pelo Tri Hita Karana, o conceito balinês de equilíbrio cosmológico que rege a relação com as pessoas, o meio ambiente e o Criador. Conforme a contracapa do seu livro Visto - Invisível: Abraçando o Design de Casa Natural em Bali, "sua tela é a paisagem de Bali; suas tintas são os tradicionais joglos de madeira de teca de Java e os inúmeros materiais naturais da Indonésia; seus pincéis são os artesãos balineses que trazem sua visão para a realidade". Abaixo, imagens da Casa Sukha Natural Villa. Fotos: Alejandra Cisneros.




Alejandra Cisneros veio a Bali de férias em 2003, apaixonou-se irrevogavelmente pela Ilha dos Deuses e nunca mais saiu. Com mãe argentina e pai cubano, Alejandra teve uma formação internacional desde o início. Vivendo entre os Estados Unidos e a Argentina, sua vida familiar era repleta de arte, música e idiomas. Ela fala inglês, espanhol, francês e indonésio. Uma de suas casas de infância - uma casa projetada por um discípulo de Frank Lloyd Wright - despertou seu interesse pela arquitetura, bem como uma paixão ao longo da vida pela vida interna/externa. Ela estudou arquitetura na UC Berkeley, depois experimentou uma carreira em fotografia documental antes de retornar ao projeto arquitetônico. Antes daquelas férias fatídicas em 2003, ela passou 15 anos projetando casas para clientes particulares na Califórnia e no Havaí, nos Estados Unidos, e no México, Canadá e Argentina internacionalmente. Alejandra acredita que uma das maiores lições de Bali é como viver lindamente na simplicidade. Este é o modo de vida que seus clientes internacionais adotam vivendo em suas extraordinárias casas de joglo.





O trabalho de Alejandra Cisneros marca um afastamento significativo do projeto de villa tropical 'estilo Bali' popularizado nas últimas duas décadas e é um antídoto refrescante para as vilas anódinas que invadem os terraços de arroz centenários de Bali. Ela reimagina casas tradicionais para estilos de vida do século 21 nos ambientes frágeis de hoje. Por trás de seus projetos e seu processo de co-criação centrado no coração, há uma conspiração entre cliente, joglo, terra, artesanato balinesa e cultura.


"Como artistas e designers, estamos sempre intrigados e inspirados pelas manifestações diárias de beleza na forma de oferendas a um poder superior. É um privilégio viver e projetar aqui. Pode não haver nenhum outro lugar no planeta onde haja tanto talento na forma de artesanato que possa ser aplicado ao design de casas. Nosso próprio processo é centrado no coração com uma dose dupla de rigor e atenção aos detalhes no design.





Um espaço de vida deve ser poético, nunca esquecendo o design em função das várias facetas matizadas da vida de nossos clientes - para não falar dos requisitos muito específicos e exigentes de projetar de forma sustentável em Bali. Sol. Chuva. Vento. Vida vegetal e animal. Finalmente, devemos respeitar a cultura dos balineses enquanto projetamos para as origens culturais de nossos clientes.





Nossas ideias, energia e visão combinadas em colaboração com mestres construtores balineses criam a mágica para projetar uma casa dos sonhos em Bali - seja reformando um bangalô de mil pés quadrados existente, recuperando um joglo javanês de cento e oitenta anos construindo uma nova vila de luxo ou propriedade alugada, ou projetando uma pequena casa em uma ilha externa - é desafiador e requer paciência e uma compreensão sutil da cultura balinesa e ética de trabalho, em combinação com força de visão e vontade de entender quando empurrar é necessário quando recuar é essencial. O processo é muito diferente do oeste.





Uma das grandes lições desta ilha é como viver lindamente na simplicidade. É por isso que somos atraídos por clientes que têm uma reverência por Bali como um habitat natural e Bali como uma cultura. Nossa promessa? Projetar uma bela casa única que estimule o sonho e o descanso e a partilha de refeições e a conversa estimulante entre amigos e familiares em harmonia com os elementos: uma mistura perfeita do poético e do prático".





Alej Cisneros e seu gerente de projetos Sri Arini, no Studio Magnolia. Confira mais projetos da arquiteta aqui.


Fonte: Alej Cisneros

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo