top of page

CASACOR Rio de Janeiro estreia temporada 2022

  • Foto do escritor: Redação Obra Prima
    Redação Obra Prima
  • 27 de abr. de 2022
  • 5 min de leitura

A mostra, que abre as portas da Residência Brando Barbosa ao público na quarta-feira, 27 de abril, e por lá segue até 26 de junho de 2022, apresenta 45 ambientes idealizados e desenvolvidos pelo talentoso elenco de 43 equipes de profissionais proeminentes do universo do morar da contemporaneidade.


ree

Pala Ribeiro – Living da Fonte. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022. André Nazareth/CASACOR


ree

Estar do Pátio - Maurício Nóbrega Arquitetura. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022.

(André Nazareth/CASACOR)


O local é o mesmo, mas as semelhanças terminam por aí. Com o olhar renovado, um novo tema e, como não poderia deixar de ser, uma porção de ambientes inéditos, a CASACOR Rio de Janeiro estreia a temporada com o melhor da arquitetura, da decoração de interiores, do design, da arte e do paisagismo.


Para explorar o “Infinito Particular“, tema das mostras da CASACOR neste ano, que trata do lar como um acervo de memórias e um porto seguro dos moradores, a mostra deu ainda mais ênfase à sua área externa – em especial ao jardim, que cativou tantos visitantes na edição anterior, cuja área soma um total de 12 mil m² cobertos por vegetação nativa da Mata Atlântica. Dessa forma, dos 45 ambientes, apenas 22 estão localizados dentro da casa principal. Os outros 23 ambientes ocupam a área externa da residência, que abriga um complexo gastronômico, as áreas comerciais e a Vila CASACOR, uma das novidades desta 31ª edição.


ree

Refúgio Urbano, por UP3 Arquitetura- CASACOR Rio 2022

(André Nazareth/CASACOR)


Entre as tendências desta edição, destacam-se os espaços de autocuidado que, antes voltados exclusivamente para a higienização, agora ganham a vocação de salas de banho para a descompressão e o relaxamento. Vale a pena também prestar atenção nas salas multifuncionais e de convívio, que se desdobram e ganham várias funções para atender ao dia a dia em um espaço reduzido. Sempre exuberantes, os jardins da Residência Brando Barbosa adentram as composições ao aparecer também em paredes, texturas, tecidos, materiais, móveis e revestimentos.


ree

Diego Raposo e Manuela Simas – SPA DECA. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022. André Nazareth/CASACOR


Olhar contemporâneo


ree

Mario Costa Santos – Pavilhão 22. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022. André Nazareth/CASACOR


ree

“O Canto do Poeta”, por Sérgio Conde Caldas Arquitetura. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022.

(André Nazareth/CASACOR)


O icônico imóvel que abriga a CASACOR Rio pelo segundo ano consecutivo ganhou um olhar muito mais contemporâneo nesta edição. Se no ano passado os ares palacianos da residência foram o destaque, neste ano ela surge com uma proposta completamente diferente: em vez de uma casa, um instituto cultural. Um lugar voltado para as artes e os encontros, que está sempre de portas abertas para a cidade e seus moradores. Dessa forma, a antiga cozinha deu lugar a um café; já os quartos, o home office e a sala de banho da edição anterior se tornaram áreas de uso comum, com destaque à hospedaria, pensada para receber os convidados do Instituto Brando Barbosa.


A mudança traz em mente dois princípios: apresentar ambientes mais próximos ao público, para que eles desfrutem melhor dos pátios, dos jardins e das áreas de entretenimento; e também surpreender quem está visitando o local pela segunda vez, ao revelar novos usos para os ambientes internos da casa.


ree

Espaço Figueira, por Erick Figueira de Mello. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022.

(André Nazareth/CASACOR)


Sustentabilidade em pauta: Vila CASACOR


ree

Casa Migrante, por João Panaggio - CASACOR Rio 2022 (André Nazareth/CASACOR)


ree

Aura, por Caco Borges e Carolina Haubrich. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022.

(André Nazareth/CASACOR)


Além da mudança de estratégia, uma das principais novidades desta edição é a Vila CASACOR: uma área com estúdios entre 28 m² e 80 m² que ocupa parte dos jardins da casa com a proposta de receber artistas residentes em estúdios, espaços comerciais e casas com métodos construtivos rápidos, limpos e sustentáveis. As construções podem ser desmontadas – o que de fato vai acontecer após a mostra – o que de fato vai acontecer após a mostra – e remontadas com o mesmo formato em outro terreno.


Há dois deles: as estruturas metálicas usadas no espaço de João Panaggio; e os módulos metálicos, semelhantes a contêineres, que já vem com tratamento termoacústico. Eles foram usados nos ambientes de Mario Costa Santos; Bernardo Gaudie-Ley e Tania Braida; Caco Borges e Carolina Haubrich; Jorge Delmas; Sérgio Conde Caldas; Rafael Mirza; e Diego Raposo e Manuela Simas.



ree

Expo, por Cristiana e Mariana Mascarenhas. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022.

(André Nazareth/CASACOR)


Enfoque em arte e design


ree

Jardim de Inverno, por Adriana Valle e Patricia Carvalho- Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022

(André Nazareth/CASACOR)


ree

BamˈBo͞o Bar, por Gisele Taranto Arquitetura. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022.

(André Nazareth/CASACOR)


A arte é sem dúvidas um dos grandes destaques desta edição, com trabalhos de grandes mestres em praticamente todos os ambientes. Desta vez, porém, os profissionais deram um show de criatividade – inclusive na forma de apresentar. Inovações estão por toda a parte, por exemplo, no espaço de Gisele Taranto, que expõe suas obras presencialmente, em pleno bambuzal, na forma de realidade aumentada; exposição virtual – o BamˈBo͞o Bar promete ser uma das sensações da mostra porque, além de transformar a piscina pink numa instalação da artista Maritza Caneca, ele traz também a também a exposição Olhar 2022, que reúne Carlos Vergara e jovens artistas da periferia. E ainda tem muito mais arte pela casa, em ambientes como de Cristiana e Mariana Mascarenhas, Mario Costa Santos, Paola Ribeiro, Mauricio Nóbrega e Tiago Freire. 


Além disso, o design nacional, como já é de praxe, ganhou grande protagonismo nesta edição. Além de peças icônicas que volta e meia encontramos ambientadas na mostra esta edição traz também lançamentos em mobiliário autoral, como é o caso os móveis desenhados pela dupla Adriana Valle e Patricia Carvalho para seu Jardim de Inverno; e, também reedições, como da estante de Bernardo Figueiredo pelo Arquivo Contemporâneo, que está em destaque no Espaço Prosa, de Paula Neder e Coletivo PN+.


ree

Paula Neder e Coletivo PN+ - Espaço Prosa.


Mostra híbrida


ree

Sala Da Música, por Tiago Freire. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022

(André Nazareth/CASACOR)

Assim como na edição passada, a CASACOR Rio de Janeiro 2022 é híbrida: assim, a mostra pode ser visitada tanto presencialmente como virtualmente, através dos Tour 3Ds, fotos e vídeos disponíveis disponíveis no site e no canal do YouTube. Para acompanhar de perto a 31ª CASACOR Rio, acompanhe também nas redes sociais: no Instagram (@casacorrio_oficial e @casacor_oficial), no Facebook (CASACOR Rio e CASACOR Oficial), Twitter e LinkedIn. 


Sobre a Residência Brando Barbosa


ree

Sede da CASACOR Rio de Janeiro em 2021 e 2022, o Palacete Brando Barbosa é vizinho do Jardim Botânico e foi construído em 1860 como parte da antiga Chácara da Floresta pela família Faro, de importantes cafeicultores. Anos mais tarde, foi a residência do importante médico sanitarista Oswaldo Cruz. Mas seus dias de glória foram vividos apenas a partir da década de 1960, quando Jorge Brando Barbosa e a esposa Odaléa compraram, reformaram e ampliaram o imóvel original usando móveis, arcos, portais, quadros e esculturas garimpados em antiquários, conventos, sedes de fazenda e igrejas do interior do Brasil. Muitos desses detalhes arquitetônicos foram restaurados para a CASACOR 2021 e, junto de soluções modernas e tecnológicas, criaram um mix de clássico e contemporâneo que permeou toda a mostra.


Doado em 2015, ainda em vida, por Odaléa Brando Barbosa ao Museu de Arte Sacra de São Paulo, o palacete passará a abrigar, após a realização da CASACOR Rio, o Instituto Brando Barbosa (IBB), um local de encontros para os interessados em arte, cultura e educação.


Fonte: CASACOR





Comentários


  • YouTube - Círculo Branco

© 2024 Obra Prima

Obrigado por enviar!

SIGA - NOS NAS REDES SOCIAIS

bottom of page