top of page
  • Redação Obra Prima

Casa Teviot

Neste projeto, o escritório Casa100 Arquitetura levou em conta o zoneamento e tipologia do lote, com10 metros de frente, onde a diretriz era construir uma casa de 300m2 com área de lazer na cobertura. "Isso nos trouxe um desafio de buscar a verticalização da construção de forma harmônica, trazendo iluminação e ventilação natural para os ambiente internos", explicam os arquitetos. Fotos: Andre Mortatti.



No estudo de volumetria, o resultado criou uma fachada permeável, onde sua empena é revestida externamente com painéis de serralheria dobráveis que movimentam a fachada.



A casa possui três pavimentos. O programa interno é dividido no pavimento térreo em sala de estar, jantar e cozinha, onde os espaços podem ser totalmente integrados quando as portas dobráveis em madeira são abertas. Ao fundo um deck de madeira funciona como continuidade do espaço social na área externa, e ao lado, mais isolada, está a área de serviço.



A casa encosta em ambas divisas laterais no pavimento térreo, mas se afasta de uma delas no pavimento superior, aproveitando desta premissa para criar um grande pergolado de vidro apoiado sobre as vigas de concreto aparente trazendo iluminação zenital para os ambientes.



Ainda neste pavimento, a separação entre garagem e o ambiente interno foi criada com um elemento vazado de concreto, deixando fluida a passagem de luz e ventilação pelos espaços, mantendo a privacidade interior. As escadas moldadas em concreto in loco acessam os dois pavimentos acima.



O pavimento de cobertura recebeu, além de uma nova sala fechada, um espaço externo com solário, revestido em deck de madeira e uma pequena piscina, também protegida pelos painéis da fachada. Sobre este ultimo lance de escada uma nova cobertura de vidro ilumina a casa pelos três pavimentos.



No pavimento superior, o espaço é dividido em 3 suites, sendo a suite principal, com closet integrado, voltada para a frente do lote. Os grandes panos de vidro trazem o conceito desejado para a construção onde os ambientes são iluminados naturalmente, e para manter a privacidade do casal, painéis dobráveis com chapa perfurada criam esta dinâmica e movimento na fachada.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page