Casa Praia Vermelha by Nitsche Arquitetos vence prêmio America Property Awards
- Redação Obra Prima
- 18 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de fev. de 2022
O International Property Awards é considerado um dos mais renomados prêmios de Arquitetura e Design do mundo. O evento premia os projetos melhor avaliados por uma bancada de profissionais referência no setor. O objetivo é reconhecer a excelência mundial e promover um padrão internacional de qualidade construtiva. Este projeto da Nitsche é vencedor da categoria "Archtecture Single Residence Brazil", 2021-2022.

A casa da Praia Vermelha representou o desafio de construir em um morro de mata nativa intocada numa das mais belas praias do Litoral de São Paulo. A Praia Vermelha do Sul se destaca não só pela sua beleza natural de mata atlântica nativa, mas também pela implantação das construções e ruas de acesso do condomínio, com respeito ao meio ambiente, sem casas na beira da praia, muros ou luzes excessivas.

A chegada com amplo espaço para veículos, depósito para coisas de praia, banheiro de serviço, chuveirão e lava pés, além de aquecedores e máquinas de ar condicionado. Junto ao morro a piscina e sua extensão de concreto. Em seguida uma grande varanda linear na frente de toda sala.

Ou seja, a casa acontece toda no nível superior e voltada para o morro, com o espaço descoberto da piscina, a grande sala de convívio e em seguida os 4 quartos alinhados voltados para rua. O acesso a esse espaço suspenso de dá por uma escada aberta.

A casa é formada por uma estrutura suspensa, pré-fabricada de madeira laminada colada, sustentada por seis pilares distribuídos em duas fileiras recuadas, configurando dois balanços laterais simétricos. Uma segunda plataforma, de concreto, é ancorada no terreno pela plataforma de concreto da piscina.

O acesso à casa é feito através de uma plataforma térrea, que corta cuidadosamente o terreno em aclive. O programa principal é distribuído em uma plataforma suspensa, composta por oito módulos retangulares de 3,40m x 5,70m. A escada de madeira que liga o pavimento da garagem à plataforma suspensa ocupa um módulo. Os quatro módulos voltados para a mata que cresce entre a casa e a rua configuram a parte íntima da casa, com quatro quartos e dois banheiros.

Os três módulos restantes formam um espaço continuo de convívio, com sala de estar, sala de televisão e cozinha. A divisão entre os quartos e a área convívio é feita por um grande móvel suspenso de MDF. O móvel é dupla-face, ora servindo aos ambientes da sala, ora servindo aos quartos.

Uma cobertura metálica termo-acústica e laterais de telha translucida de policarbonato alveolar cobrem e envolvem a casa como uma casca estanque. Grandes beirais avançam para além dos quartos e da área de convívio, protegendo a estrutura da água, e permitindo que as janelas permaneçam abertas nos dias quentes e chuvosos, frequentes nessa região do país.






Depoimento do próprio escritório para o site ArchDaily
Arquitetos : Nitsche Arquitetos
Área : 387 m²
Ano : 2016
Fotografias :André Scarpa, Cacá Bratke
Sobre o Prêmio
O International Property Awards é considerado um dos mais renomados prêmios de Arquitetura e Design do mundo. O evento premia os projetos melhor avaliados por uma bancada de profissionais referência no setor. O objetivo é reconhecer a excelência mundial e promover um padrão internacional de qualidade construtiva.
Aberto a projetos residenciais e comerciais, o prêmio celebra os mais altos níveis de conquista de empresas que operam em todos os setores imobiliários. Um International Property Award é uma marca de excelência de renome mundial.
Os prêmios são divididos em regiões que abrangem África, Ásia-Pacífico, Arábia, Canadá, Caribe, América Central e do Sul, Europa, Reino Unido e EUA.
Comentarios