• Redação Obra Prima

Casa do mar

O brutalismo do concreto aparente somado à elegância da madeira, do vidro e da pedra, a poucos metros da beira mar do Litoral Gaúcho. Projeto e texto: Mayresse Arquitetura Contemporânea. Fotos: Archi Imagens.




"Quem passa em frente à Casa do Mar, enxerga através de suas grandes janelas de vidro, uma escada helicoidal de extrema leveza. Estrategicamente posicionada sobre um espelho d’água, a escada que parece ter escorrido para formar uma obra de arte, dá as boas-vindas a quem entra na residência.




A Casa do Mar é uma residência extremamente iluminada, onde há total integração entre área social e da piscina, posicionada aos fundos do terreno. Esta, com vista lateral para o mar e integrada à uma área de passagem do condomínio, pode ser vista por entre os vidros que envolvem o andar térreo.




Para o projeto arquitetônico da Casa do Mar, tiramos partido de uma volumetria pura, iluminação natural e grandes vãos e balanços. No 2º pavimento, temos em destaque um C em concreto aparente, que forma a principal volumetria da residência. Este andar, que conta com 4 suítes, é envolvido por um ripado de madeira em seu exterior. Quando fechado, configura um volume em madeira, e, aberto, permite a entrada de luz natural em abundância para as suítes, através de suas grandes aberturas.




Madeira, concreto e muito vidro, foram os materiais escolhidos para a criação da Casa do Mar. Em uma residência com programa de necessidades que envolve a integração total dos ambientes sociais e de lazer, trabalhamos com grandes aberturas que se abrem escondendo-se dentro das paredes. O que transmite a sensação de uma casa sem esquadrias.




Já as esquadrias, de perfil minimalista, se encaixam dentro das paredes, proporcionando amplitude e integração dos ambientes. Permitindo que a família viva sua casa de praia como reduto de lazer e com grande convivência.




Na Casa do Mar, pisos externos e internos estão nivelados, também formatando um ambiente interno totalmente integrado ao externo. Outras características estéticas escolhidas para a área externa, também se encontram no interior da residência, como a materialidade em pedra que confere a volumetria lateral da piscina.




Na arquitetura contemporânea, há espaço para ousar em uma linha brutalista ou com elegância. Para a Casa do Mar, ficamos com a segunda opção, dando vida a um projeto de interiores com linhas retas, aço corten, concreto aparente que estrutura a residência, muito branco e texturas naturais como a madeira e a pedra."


Casa do Mar | Xangri-lá/RS⠀⠀ 413m² | Projetos Arquitetônico e de Interiores e Acompanhamento de Obra Projeto e Execução: 2019

Texto: Mayresse Arquitetura

Fotos: Archi Image

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo