• Redação Obra Prima

Casa da Porta Amarela

Atualizado: 28 de mar.

Indicada ao Prêmio “ArchDaily Building of the Year 2022” na categoria Houses, do maior portal de arquitetura do mundo, esta casa projetada pelo escritório de arquitetura Flávia Menezes reina em meio ao verde abundante do Litoral Norte de São Paulo.



A Casa da Porta Amarela é uma residência unifamiliar idealizada para um casal, seus futuros filhos e à recepção de amigos e familiares. Os jovens moradores, sempre conectados com o verde, adquiriram o terreno regular de 531 metros quadrados e ansiavam por uma construção rápida, moderna, aconchegante e totalmente integrada à natureza. Dessa forma surgiu o conceito da casa, no qual os espaços se confundem e se mesclam uns aos outros sempre conectados.






O partido arquitetônico se guiou por uma casa projetada em “L” voltada para frente do terreno otimizando a entrada de luz pela face Norte, onde poderia ser totalmente aberta, integrando o jardim e piscina ao estar, sala de TV e cozinha gourmet. A área íntima foi dividida em 2 suítes no térreo e 2 suítes no pavimento superior, todas de dimensões semelhantes. Os moradores excluíram a necessidade de uma suíte máster especial, tendo assim todos os dormitórios e banheiros as mesmas medidas e acabamentos.




Com três níveis de telhado com apenas 2% de inclinação, um pé direito duplo se forma com a escada ligada a uma passarela para o acesso as suítes superiores e através dela pode-se contemplar uma bela vista da montanha.



A casa foi construída com fundação em laje de concreto, fechamentos do térreo em blocos cerâmicos e o pavimento superior com placa cimentícia e dry-wall. Estrutura e vigamentos do telhado pré-fabricados em madeira laminada colada de eucalipto, com cobertura em manta PVC e isolamento em placas lã de rocha. Estas escolhas de materiais além de agilizar a obra minimizaram o desperdício de material.







Em meio à vegetação de árvores nativas, o projeto do escritório Flávia Menezes Arquitetura e Interiores abraça o entorno. Uma morada aberta, sua composição traz a natureza para dentro da casa, elimina os limites entre interior e exterior, cores, materiais, texturas e transparências possibilitam a comunicação total da casa trazendo a agradável sensação de amplitude e aconchego.









Ficha Técnica


Arquitetos: Flávia Menezes Arquitetura e Interiores

Área : 237 m²

Ano : 2020

Engenharia : Rewood

Paisagismo : Marianne Ramos Paisagismo

Colaboradores : Pitta Arquitetura


Fonte: Texto da equipe de Flavia Menezes para o site ArchDaily. Fotos :João Paulo Oliveira.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo