• Redação Obra Prima

Cadeira Acapulco, um ícone sem assinatura

Atualizado: 19 de mai.


Nas décadas de 1950 e 1960, Acapulco tornou-se um destino quente para o jet set. Anúncios de companhias aéreas e outras imagens da época retratam uma cidade praiana glamorosa e divertida em tecnicolor. Liz Taylor se casou (de novo) lá, Jackie e John Kennedy passaram a lua de mel lá... E em algum momento dessa época, alguém projetou a cadeira Acapulco.


MEXA: PVC, CORDA OU COURO


DWELL


Diz a lenda que um turista francês estava visitando Acapulco nos anos 50 e estava desconfortavelmente quente em cima de uma cadeira de construção sólida sob o sol do México. Inspirado pelas tramas de cordas abertas das tradicionais redes maias nas proximidades, ele projetou uma cadeira adequada para os trópicos modernos.



SILLA ACAPULCO: ACAPULCO EM COURO


Se isso é verdade ou não – quem era aquele misterioso visionário francês? — a cadeira Acapulco foi produzida pela primeira vez nos anos 50 e rapidamente se tornou popular no México. Geralmente feita de cordas de vinil em uma armação de metal levemente em forma de pêra, a cadeira Acapulco tem sido mais comumente usada como assento ao ar livre, em cores brilhantes e tropicais.


THE KHAZANA BALANÇO


Ultimamente, os designers vêm produzindo algumas variações sobre o tema Acapulco - versões redondas (Condesa), versões de couro, de balanço, em fibras naturais, até poltronas, sofás e namoradeira. Em todas as suas versões, a cadeira Acapulco mostra suas raízes no design folk, modernista e glamour tropical hollywoodiano.




SILLA ACAPULCO: CADEIRA ACAPULCO EM FIBRA NATURAL



SILLA ACAPULCO: CADEIRA CONDESA EM FIBRA NATURAL


Acapulco X Condesa


Você sabia que erroneamente é atribuído o nome Acapulco para a cadeira Condesa? Mas são duas cadeiras muito diferentes. A primeira grande diferença é o tamanho. A cadeira Acapulco é maior, ocupa mais espaço.

Destina-se ao descanso, por isso a forma original é grande o suficiente para proporcionar relax para corpo e cabeça, para que possam ser ligeiramente reclinados, possibilitando uma "sesta" em casa, na varanda ou ao ar livre.







A segunda grande diferença é a forma. A estrutura da cadeira Condesa é completamente circular. Isso lhe dá uma estética totalmente diferente em comparação com o Acapulco. Tem um assento mais ereto. Apenas para reiterar, enquanto a Acapulco com sua forma icônica de pêra fornece suporte para sua cabeça, a Condesa não. Finalmente, a cadeira Condesa tem o nome de La Condesa, um bairro elegante na Cidade do México.




SILLA: 100% BRANCA


SILLA SOFÁ


CB2: MULTICOLOR



AMES LIVING: CARIBE Vis a Vis Bench



ROCHE BOBOIS: TRAVELER OUTDOOR


Fontes: Apartment Therapy, Silla Acapulco, Dwell


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo