• Redação Obra Prima

AKA Patagonia: Encontro e Contraste

Hotel Boutique em Puerto Natales, Chile. Por Larrou+Arq



A Patagônia é um dos destinos turísticos mais importantes do Chile e do mundo, uma geografia que surpreende por sua escala, natureza preservada e pela relação de gênero entre visitante e paisagem.



O encontro entre os elementos naturais impacta, à primeira vista, esta ligação que existe entre água e glaciar, rocha e montanha, árvore e terra, um contraste de materiais, formas e cores, entre sólido e líquido, entre o silêncio da forma e a esplanada do vale.



O projeto nasceu deste conceito: encontro e contraste, uma arquitetura que emerge da terra e se insere na natureza, sombras que se erguem como montanhas, vulcões e geleiras no horizonte de Puerto Natales.



Sensações e materialidades



A Lenga é uma espécie de madeira nativa típica da região e envolve o projeto até mesmo nas coberturas, protegendo a estrutura das condições climáticas extremas. Lenga está adaptada para crescer em locais com solos pobres, climas frios e ventos fortes, onde nenhuma outra espécie costuma se



O envelhecimento do material é um aspecto fundamental do projeto para conseguir uma fusão entre o edificado e a paisagem. A arquitetura busca com o tempo se adaptar ao seu ambiente, sem competências ou pretensões, tornando-se parte dele.



O projeto



O projeto está localizado em Puerto Natales no topo do vale no final de uma suave encosta, com vistas panorâmicas, onde o horizonte é interrompido por quebras naturais emergentes, vulcões, montanhas, geleiras, lagos.



O plano consiste em 6 módulos de quartos privados e um módulo comum de relaxamento, reunião e cozinha.



Os 6 módulos pré-fabricados de madeira foram construídos em um estaleiro e posteriormente instalados no local, estrategicamente posicionados para enquadrar as vistas dos diversos atrativos naturais e obter o máximo de luz natural durante o dia.



Os espaços são pensados ​​para que se experimente o fluxo contínuo da natureza com o ciclo do tempo, tanto dentro como fora.



Arquiteto: Pablo Larroulet

Construtora: Braco Constructora

Ano: 2019

Cliente: AKA Patagonia

Localização: Puerto Natales, Patagônia, Chile

Área: 300 m2

3D: Pablo Larroulet

Realização: Pablo Larroulet

Fotografia: Fernanda Del Villar @mfdv_

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo