• Redação Obra Prima

A outra Casa Zalszupin

Atualizado: 3 de ago.

Este projeto de reconstituição se deu em uma das residências projetadas pelo polonês, radicado no Brasil, Jorge Zalszupin, um dos arquitetos ícones do modernismo brasileiro, que neste ano completaria 100 anos. Exposições em São Paulo, no Museu da Casa Brasileira e Casa Zalszupin (onde morou o arquiteto), celebram o seu centenário, apresentando projetos e desenhos, e a galeria Teo, o mobiliário do designer. O Blog Obra Prima escolheu esta reforma de Meireles + Pavan Arquitetura, numa outra Casa Zalszupin, entre o relevante conjunto de obras do arquiteto, para homenagear a data. Fotos: Fran parente.



"A casa encontrava-se no estado original de construção, porém não totalmente condizente com o projeto desenhado por Zalzupin, devido a algumas alterações durante o processo de construção. Sendo assim, a reforma teve como objetivo reproduzir e respeitar o projeto original em seu layout, além de trazer o uso de materiais e revestimentos da época, a fim de não descaracterizar o estilo da residência.




Somada à relação afetiva com a casa, o processo de estudar os desenhos originais e entender suas soluções inicias para aplica-las fora um enorme prazer para os arquitetos.




Sem qualquer estilo alheio que interferisse no resultado já existente, os pisos de madeira do pavimento térreo foram conservados e o novo piso de cumaru no pavimento superior foi tingido para alcançar o mesmo tom da madeira original.




O piso de ardósia presente em algumas áreas do térreo foi substituído por um granilite claro, trazendo maior claridade ao espaço. É importante ressaltar a decisão de utilizar o granilite composto com seixos de rio (existentes da casa), pois era um material bastante utilizado na década de 1960, época em que a casa foi construída."



Depoimento da equipe de arquitetos para o site ArchDaily.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo