• Redação Obra Prima

A onda do duplex

"Se uma linha reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto encontrar o infinito". Com esta frase de Oscar Niemeyer, a Mandarina Arquitetura apresenta este duplex no bairro de Moema, em São Paulo, que teve todo o andar superior reformado para atender às necessidades de um jovem casal que adora cozinhar e receber pessoas. O ponto de atração é um grande painel curvo, que também foi o ponto de partida do projeto. Fotos: Nathalie Artaxo.





"O projeto partiu de um grande painel curvo de madeira, que começa na frente da escada, percorre toda a sala até a cozinha, integrando todos os cômodos. Além de trazer movimento e dinâmica por suas curvas, o painel também é muito funcional, compondo o vaso sanitário (que antes ocupava parte da área da cozinha), portas que revelam uma bancada embutida, um móvel de nicho sobre o qual a televisão, que pode pode ser deslocado pelas trilhas, pode ser totalmente escondido e, por fim, os armários altos da cozinha.





Como acontece em qualquer reforma, sempre há descobertas no caminho. Neste caso, após a demolição de um teto de gesso da sala, foi encontrada uma laje de concreto que foi restaurada. Optamos por deixar as tubulações e as lâmpadas expostas, a fim de aumentar o pé direito e tornar o projeto mais contemporâneo.





Também durante a demolição, três vigas de diferentes alturas foram encontradas na sala de estar e jantar. Receberam painéis de aço corten com algumas finalidades: uniformizar as alturas das vigas, ocultar as tubulações para possibilitar a instalação do ar-condicionado e embutir os trilhos de televisão que percorrem a extensão da sala, o que confere grande flexibilidade ao uso do espaço.





Outro ponto de destaque é a escada em caracol que tinha um mármore antigo como revestimento e sem corrimão. Optamos por fazer o corrimão em placa de MDF e aplicamos uma pintura texturizada cimentícia em toda a escada, tornando-a um elemento escultórico.





O terraço recebeu uma bancada gourmet com churrasqueira de verdade e armários com portas em painéis de aço perfurado marrom. Com essa paleta mais neutra que compõe o piso, as paredes e o teto do apartamento, a madeira do painel curvo e demais marcenarias proporcionam aconchego e requinte. Alguns móveis e peças decorativas trazem cor ao projeto".


Depoimento do dos arquitetos para o site ArchDaily.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo