• Redação Obra Prima

Villa Korup: uma construção voltada para o futuro

Atualizado: 9 de ago. de 2021

A Madeira Laminada Colada Cruzada – Cross Laminated Timber (CLT) é uma forte tendência na construção civil e sua produção vem crescendo geometricamente nos últimos tempos. Há quem aposte que será o concreto do futuro, graças às suas características sustentáveis e de alta resistência, além de oferecer muita rapidez na obra. Confira a Villa Korup, um dos primeiros projetos modulados que utiliza somente madeira laminada cruzada (CLT) em sua estrutura, erguida em apenas 3 dias, na ilha dinamarquesa de Fyn.



A Villa Korup foi projetada para uma jovem família de seis pessoas na ilha dinamarquesa de Fyn depois que um incêndio destruiu sua casa anterior.





A planta característica 'tripartida' foi desenvolvida de forma a delinear os diferentes aspectos da paisagem, acentuando as suas qualidades e criando três espaços tipo pátio característicos; uma ensolarada área inclinada voltada para o sul ao sul, uma horta protegida a leste e um pomar com playground a oeste. Internamente, o plano fornece espaços comuns centrais para a grande família se reunir, bem como espaços mais privados e isolados nas extremidades das alas.




Construída inteiramente de madeira laminada cruzada (CLT), a casa é revestida com painéis de aço bruto que reagem às condições do local e se desenvolvem ao longo do tempo; começando com um acabamento metálico, cinza oleoso, gradualmente estriado com laranja, desbotando em um marrom manchado e, finalmente, estabelecendo-se em um tom profundo de terra. O sistema de revestimento de aço foi desenvolvido especialmente para esta casa e resulta em uma fachada totalmente sem fixação.




Foi uma das primeiras habitações privadas construídas na Dinamarca com CLT, neste caso, exposta em todos os ambientes e tratada da maneira tradicional dinamarquesa, com lixívia que protege a madeira e lhe dá um acabamento macio e resiliente.




A casa foi construída em apenas três dias depois que os painéis foram cuidadosamente projetados e fabricados de forma robotizada, sustentável, certificada pelo FSC . A economia em mão de obra significou que esta casa de madeira maciça foi construída a um custo comparável a uma casa de estrutura de madeira mais tradicional.






O projeto é assinado pelo arquiteto dinamarquês/alemão Jan Henrik Jansen em colaboração com o arquiteto australiano Marshall Blecher. Os dois arquitetos vêm trabalhando juntos em obras por toda a Escandinávia, o que inclui uma casa subterrânea nas dunas de areia do noroeste da Dinamarca, uma cabana em uma ilha particular na Noruega e a conversão de uma cabana de palha de 120 anos na costa báltica da Alemanha


Texto fornecido pelo arquiteto para a The Tree Mag. Fotos: Gabrielle Gualdi, Marshall Blecher e Jan Henrik Jansen.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo