• Obra Prima

Uma casa moderna e confortável

A escolha do estilo contemporâneo permitiu a combinação de materiais que é sempre um sucesso: verde, cimento e madeira.



Neste projeto na Vila Hípica, em Franca, SP, a arquiteta Daniela Mestres buscou privilegiar a vista da praça e, ao mesmo tempo, resguardar o interior, devido à incidência do sol da tarde.



O casal de proprietários queria uma residência com uma linguagem mais moderna, sem perder a característica do aconchego. "Tivemos alguns obstáculos à frente. Primeiro foi não perder a vista da praça, bem arborizada, mas com a incidência do sol da tarde, o que impossibilitava grandes aberturas na fachada", conta Daniela.



Outro desafio foi priorizar o pavimento térreo, instalando a maior parte dos ambientes da casa neste piso, e apenas a suite de hóspedes, home-theater e escritório, no superior, já que o dono trabalha em regime de home-office, desde antes da pandemia. "Como o casal tem duas bebês, a ideia era separar os espaços entre os dois andares, para facilitar o dia a dia da família".



A cozinha gourmet, completíssima, equipada com nicho para gelar cervejas na bancada, máquina de chope, adega e chapa, "conversa" com todos os ambientes, recebendo inclusive iluminação natural dos grandes vãos da sala de estar, bem como iluminação direcionada.


Mesmo com uma integração total no living de lazer, sobram cantos muito bem aproveitados, como a área sob a escada, onde também está o lavabo. É o caso da adega e de uma soleira larga em concreto, que acomoda objetos de decoração e dois grandes gaveteiros.





O terreno de 400 metros quadrados, com 25 de largura por 16 de comprimento, largo porém curto, também foi uma questão a ser resolvida. No entanto, todos os contrapontos pareceram favorecer o efeito final.

Até na arquitetura, as adversidades geram grandes oportunidades ou possibilidades!


52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo