• Redação Obra Prima

Tapeçaria Sensorial

Nesta segunda coleção exclusiva para a marca dpot objeto, o artista e designer têxtil Alex Rocca se inspirou em paisagismos e projetos emblemáticos na arquitetura externa, modernistas e contemporâneos, assinados por premiados paisagistas brasileiros, como Roberto Burle Marx, Rosa Kliass e Alex Hanazaki, além do renomado americano Charles Jencks, bem como Shunmyo Masuno, considerado o principal designer de jardins do Japão.


BURLE I 95X95 cm


RELEVOS I 45X145 cm


RELEVOS II 45X145 cm



Os recortes de vários paisagistas, influenciados pelas novas formas de uso e organização do espaço do Modernismo, motivaram Alex Rocca para diferentes abordagens e técnicas. Em um criativo processo evolutivo, o designer faz uma provocação, emocional e sensorial, por meio de contrastes dramáticos nos volumes e relevos, em diferentes texturas, alturas, cores e matérias primas.

HANAZAKI 46X25 cm


TAOPU I 49X39 cm e SANYA I 56X26 cm


Os padrões sugerem partes e ramificações de um todo, em um maximalismo abstrato, orgânico e tridimensional. Composta por vinte tapeçarias, a coleção integra a natureza às nossas vidas, de forma cenográfica e artística, para um resultado estético e potente.

BEIRA MAR 45X26 cm


ROSA I 92X56 cm


CHARLES 92X56 cm



Alex Rocca



A potência da vida e a constante busca pela liberdade artística são o combustível para o artista e designer têxtil Alex Rocca. Com forte inspiração em cinematografia, arquitetura modernista e paisagismo, desenvolve sua arte de forma solitária, contemplativa e meditativa.


Em meio a uma rica poética com abundantes significados, o designer cria artesanalmente tapeçarias únicas feitas com matérias primas naturais, fios e fibras como a lã e o sisal. Todo o processo criativo, desde a inspiração, desenho e evolução conceitual, é resultado de sua experiência de vida e formação em cinema, cenografia e design de interiores. Sensoriais e tridimensionais, suas peças instigam o olhar pelo equilíbrio estético das formas e padrões e estimulam o toque através dos diferentes volumes e texturas.


Alex propõe o puro design autoral ao explorar livremente as cores, o jogo de luzes e sombras, espaços vazios e cheios, elementos orgânicos e linhas geométricas. Com atenção aos processos e técnicas, incorpora a biomimética para valorizar as formas ancestrais, fluidas e sustentáveis da natureza.

Além disso, aplica conceitos de morfologia urbana, atribuindo vida e movimento aos seus desenhos.


Através de seus insights criativos, resultado da observação para com o mundo e com si mesmo, permite-se realizar obras contemporâneas, exploratórias, vibrantes, intuitivas e provocativas. Muito mais do que arte decorativa, suas tapeçarias transbordam camadas de memórias afetivas, espelhos da própria alma, em um eterno transmutar.




A dpot objeto



Inaugurada em 2016, a dpot objeto é resultado da aposta da dpot – marca que reúne a maior coleção de móveis brasileiros de autor – no objeto feito no Brasil, pelas mãos de seus designers, arquitetos, artistas e artesãos, e em tudo aquilo que enche de vida as casas brasileiras.



Reconhecida como um radar de descobertas de norte a sul do país, a loja tem uma coleção variada, dinâmica e em constante transformação. Peças de mais de 200 criadores, grande parte exclusiva, são o ponto central da marca. www.dpotobjeto.com.br @dpotobjeto



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo