• Redação Obra Prima

Salão do Móvel de Milão está de volta!

Atualizado: 4 de set. de 2021

A semana de design mais esperada do mundo começa a partir do próximo domingo e segue até o dia 10 de setembro, após mais de um ano de ausência devido à pandemia. O Salone del Mobile.Milano 2021 será uma edição especial, já com o novo título “Supersalone”, termo emblemático que marca o reinício e relançamento dos eventos do design e da criatividade.


Supersalone, áreas de socialização e relaxamento.


Enquanto a cidade experimenta uma série de exposições e eventos, acontecimentos e apresentações satélites do Fuorisalone, de 4 a 10 de setembro de 2021, distribuídos em diferentes áreas da cidade, o Salone del Mobile.Milano, no novo conceito denominado 'Supersalone', entra em cena na Rho Fiera, de 5 a 10 de setembro de 2021. Muitas participações mas também muitas novidades este ano. A começar pela curadoria: o aclamado arquiteto Stefano Boeri, além da jovem presidente, a recém-eleita Maria Porro, chefe de marketing e comunicação da Porro SpA, marca histórica do design italiano fundada por seu bisavô Giulio em 1925, a primeira mulher a assumir esta função.


Salone Innternazioale del Mobile. Foto: Luca Flammenghi


Euroluce. Foto: Diego Ravier.


O novo formato prevê a criação de uma ampla Biblioteca de Design, que também pode ser consultada online, celebrando o cuidado com os espaços contemporâneos, cuja cenografia vai valorizar e harmonizar as novidades e as criações colocadas no catálogo nos últimos 18 meses pelas empresas com seus produtos históricos. A montagem expositiva está integrada por áreas temáticas e itinerários: arenas para acolher um programa especial de encontros e conversas com os protagonistas do panorama cultural e criativo atual.


Exposição Internacional de Acessórios de Mobiliário. Foto: Alessandro Russotti.

EuroCucina / FTK - Tecnologia para a cozinha. Foto: Saverio Lombardi Vallauri.


São mais de 423 marcas de cada categoria de produto , distribuídas em quatro pavilhões, que responderam com convicção ao apelo do Salone del Mobile.Milano e o curador Stefano Boeri, convencidos de que o "supersalone" poderia se tornar um símbolo de um novo Renascimento : “Supersalone ”será o primeiro grande evento de feiras de negócios italiano após o início da pandemia. Super porque é imperdível. Imperdível porque estarão juntos pela primeira vez as grandes marcas de design, jovens criadores, escolas internacionais, grandes ícones do design, os maiores chefs italianos e muitos protagonistas da cena artística e arquitetônica. Imperdível porque todos poderão comparar - ao vê-los ao vivo - os melhores produtos das melhores empresas e comprá-los ou reservá-los, desde a plataforma web do Salone del Mobile. Imperdível porque todas as configurações foram projetadas para serem reutilizadas ou recicladas. Imperdível porque em um momento difícil da nossa história, reunimos a coragem, a paixão e a generosidade do melhor do empreendedorismo e da criatividade italiana. “Supersalone” é a resposta solar de uma SuperItalia à longa noite da pandemia ”, afirma o arquiteto Stefano Boeri, curador do evento.


Work Place 3.0. Foto de Saverio Lombardi Vallauri.


Exposição Internacional de Banheiros. Foto de Andrea Mariani.


A abertura também será imperdível. O ADI Design Museum inaugura a Design Week no Blue Note Milano, histórico local de jazz milanês, que se mudará por uma noite para a Piazza Compasso d'Oro 1, onde um concerto de abertura da semana milanesa do design vai dar de fato vida a um diálogo original entre música e design. O museu projetou um rico calendário de exposições temporárias, instalações e manifestações culturais para a Design Week, como a Take Your Seat, "A cadeira, muito mais do que apenas móveis", distribuída nos quatro pavilhões do Supersalone em Rho Fiera, incluindo uma secção “extra” dentro do próprio ADI Design Museum. Numa seleção de 130 peças, cadeiras icônicas apresentam sua importância política, social e cultural, como testemunhas e embaixadoras, nos últimos 70 anos.


S.Project. Foto de Saverio Lombardi Vallauri.


Último Salone Satellite. Foto de Luca Mariani.


Prestígio brasileiro


Fernando e Humberto Campana. Foto de Bob Wolfenson.

O banco Dois Irmãos da coleção Transwood marca os 35 anos da carreira dos Campanas e evoca valores que eles tanto prezam: união e parceria. Foto: Eduardo Delfim.


Além da entrevista com Fernando e Humberto Campana: liberdade criativa para o design consciente, por Porzia Bergamasco, disponível no site oficial da mostra, dia 6 de setembro, das17h às 18h, em Open Talks, a narradora de design, jornalista, crítica e curadora de exposições, Cristina Morozzi fala com Humberto Campana, o designer brasileiro, amigo de longa data, sobre a busca constante por novos rumos para o design. É um encontro entre pessoas que compartilharam uma longa relação profissional e privada, muitos temas, desde viagens a exposições, até um compromisso com o Istituto Campana.


Fonte: Site oficial da mostra.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo