top of page
  • Redação Obra Prima

Brisa Paulista

A Residência Guaecá, localizada em uma belíssima praia do litoral norte de São Paulo, foi projetada pelo escritório Belluzzo Martinhao Arquitetos para duas famílias. O grande desafio do projeto foi conciliar o extenso programa, com sete suítes, sendo duas suítes principais para atender confortavelmente as famílias e hóspedes em um terreno de 400 m2. Nesse sentido, a otimização e integração dos espaços foi fundamental. Fotos de André Mortatti e descrição enviada pelos arquitetos.




No térreo se organizam as áreas sociais, piscina, áreas de serviço e duas suítes. No pavimento superior, se distribuem as outras cinco suítes. O living foi projetado com pé direito duplo para criar uma conexão visual entre os pavimentos fazendo com que o ambiente pareça maior, além de proporcionar melhor circulação de ar e iluminação natural. Um segundo lance de escada leva ao acesso da cobertura da casa, que é uma continuação da área de lazer com spa, solarium, fogo de chão e a melhor vista para a montanha e mar.



O conforto ambiental e a manutenção da construção ao longo dos anos também foram aspectos fundamentais para o projeto e nortearam os detalhes arquitetônicos e materiais utilizados. Para a proteção solar e das fortes chuvas, beirais metálicos chanfrados contornam toda a casa nos dois pavimentos. Ainda para auxiliar na questão térmica, todos os ambientes contam com caixilhos piso teto de correr além de brises e venezianas que permitem ventilação cruzada, privacidade e controle da luz solar.




Quanto aos materiais, as chapas perfuradas de alumínio na cor cortén, resistentes à maresia, revestem todas as fachadas. E em conjunto à pedra e ao forro de madeira, trazem aconchego e o toque tropical à arquitetura de volumes mais sólidos e linhas retas.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page