• Redação Obra Prima

Residência FL por Anastasia Arquitetos

Projeto na praia de Santo André, em Santa Cruz de Cabrália, BA, assinado pelos arquitetos Johanna Anastasia Cardoso e Tomás Anastasia Rebelo Horta, à frente do premiado escritório Anastasia Arquitetos criado em 2001, que atua em diversos campos da arquitetura, como comercial, residencial, industrial e institucional. Fotos de Bruno Pinheiro.





A Residência FL está localizada em Santo André, no município de Santa Cruz Cabrália, Bahia, em um terreno de 20.000 m² dentro do Condomínio Alameda do Araripe. O terreno está de frente para a praia, o que determinou a implantação da residência. Ela se divide em 3 blocos principais, ligados por circulações cobertas, mas abertas. Jardins generosos os separam, transformando circulações funcionais em fruição da natureza.





No primeiro bloco estão 3 suítes para hóspedes. No segundo bloco está a área social, com estar e jantar, cozinha e serviços. No terceiro bloco, suítes no 2º pavimento geram um pilotis aberto no andar inferior, que é a grande varanda da casa e que, por sua vez, funciona como área de lazer. Desta forma, a vista da área de estar do segundo bloco para a praia não é obstruída pelo terceiro bloco. Neste, todas as suítes estão voltadas para a praia, e, consequentemente, para o sol da manhã. Também as suítes de hóspedes estão voltadas para o leste.





As fachadas norte e oeste são protegidas ou por cobogós em tijolo cerâmico ou por grandes portas pivotantes que funcionam como brises móveis. Por ser uma casa de veraneio, foi concebida para ter uma baixa manutenção, e, devido à dificuldade de acesso (por balsa), optamos por um sistema construtivo mais tradicional, que pudesse incorporar a mão de obra local, apesar de a construtora ser de fora. Assim, trabalhamos com estrutura de concreto armado e fechamentos em alvenaria. A maior parte da marcenaria foi feita por marceneiros do local, além dos tijolos cerâmicos, fabricados na própria vila.












5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo