top of page
  • Foto do escritorRedação Obra Prima

Residência construída em “U” une modernidade e praticidade

O desejo dos clientes era construir uma casa que oferecesse um bom espeço para receber amigos e familiares, mas que respeitasse a privacidade dos moradores. Daí a ideia de isolar a parte íntima.

Os clientes já tinham tido experiência com casa térrea e sobrado e optaram pela praticidade da casa térrea, porém queriam conservar a privacidade da área íntima, que o sobrado oferece.



A partir desse desejo, os arquitetos Nelson Arruda e Ricardo Ferrari, do Arruda e Ferrari Arquitetos, tiveram a ideia de construir uma casa em “U”. Para isso foi criado um pátio central, que lembra a arquitetura mexicana e espanhola, com a área social na parte da frente da casa e a área íntima toda no fundo, ficando totalmente isolada.



A casa térrea em condomínio, foi feita de alvenaria estrutural, sem laje, com gesso acartonado e cobertura com telha sanduiche, ganhando agilidade na obra e direcionando os gastos para o acabamento.



O resultado foi uma casa versátil, que pode ser utilizada de várias formas, curtindo toda a área social, incluindo a cozinha a sala de jantar, o espaço gourmet e pátio, ou utilizando apenas parte dos cômodos, através das esquadrias de alumínio, que isolam quando fechadas e integram os cômodos quando abertas.




Uma casa prática e de fácil manutenção, pois os móveis são de materiais resistentes à água e sol, podendo ficar no tempo, sem o risco de estragar ou manchar.



Como os cômodos são integrados, foi utilizado o mesmo piso para dar essa sensação de continuidade.

A iluminação foi geral, para atender no dia-a-dia e focada, através de uma iluminação cênica, mais quente, que oferece mais aconchego aos ambientes.



A marcenaria foi feita em estilo industrial, com madeira Freijó, decoração em tons azul esverdeado, para trazer um pouco de cor para a casa e o paisagismo, tanto na parte externa, quanto interna da casa, para trazer mais vida e frescor.

Arruda e Ferrari: Arquitetos

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page