• Redação Obra Prima

Apartamento anos 50 renovado

Atualizado: 19 de out.

"O imóvel de 90 m2, localizado em Higienópolis, em São Paulo, estava em estado original, num edifício dos anos 50. O projeto teve a intensão de tirar proveito da qualidade das características típicas de construções desse período: espaços amplos, pé direito generoso, grandes vãos de janelas, taco de ipê... Porém alterações espaciais eram necessárias para atender ao novo programa, além da renovação das instalações de elétrica e hidráulica". Quem conta esta história é a autora do projeto, a arquiteta Teresa Mascaro. As fotos são de Pedro Mascaro.





A cozinha foi integrada à sala através de uma bancada em concreto armado in loco. Em forma de “L”, ela começa numa altura de 90cm na área da cozinha, abrigando fogão, pia e etc e no momento que encontra a sala, desce 15cm alcançado altura de mesa e se estende por 3m de comprimento. Ao longo desta extensão, ela não tem apoios no piso, ficando suspensa por duas barras de aço chumbadas na laje de teto. Tirando proveito dos tirantes metálicos uma luminária linear em chapa de ferro se fixa flutuando sobre a mesa.





O banheiro existente cedeu parte de seu amplo espaço para a lavanderia e para nichos de armários na cozinha. Um novo banheiro foi criado onde originalmente havia um quarto e banheiro de serviço.






Os acabamentos de piso das áreas molhadas é o granilite em tons pastel. O taco original foi restaurado. Nas paredes molhadas há pintura epoxi. Pilares e vigas foram revelados, transparecendo as marcas das tábuas de fôrma e as inscrições de identificação originais dos pilares.





Uma estante de compensado naval na sala é o passeio dos gatos que sobe até a prateleira mais alta, em concreto armado que contorna toda área social e serve de recurso para iluminação indireta.

















1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo