• Redação Obra Prima

O escritório do paisagista

Na sede da empresa Alexandre Furcolin Paisagismo, localizada na área rural de Campinas-SP, em Joaquim Egídio, a equipe dedica-se a transformar espaços através do paisagismo, desenhando jardins produtivos e naturais. Texto: Alexandre Furcolin. Fotos: Alexandre Furcolin Filho, Alexandre Macedo.




"O escritório Sítio Experimental de Alexandre Furcolin Paisagismo faz parte do sonho de reconexão com a natureza, materializado na simplicidade de colher um alface na horta da empresa ou comer uma jabuticaba direto do pé, fazendo com que os projetos sejam resultantes dessa experiência.




O espaço reflete a atmosfera da diversidade, onde arquitetura, sustentabilidade, botânica e agronomia, se encontram e trabalham em busca de respostas eficientes. A produção de plantas, alimentos e projeto em um sítio experimental, onde a equipe vivencia o crescimento e as mutações sazonais de centenas de espécies e diversos ciclos de vida, se fazem presentes no projeto. Dessa forma, a arquitetura proporciona o estímulo para projetar; Viver, entender e sentir a natureza.




O projeto reverbera e tenta contemplar em si mesmo as escalas trabalhadas na empresa: do planejamento de grande escala ao projeto detalhado de jardins privados. Extrapolar os limites das diferentes disciplinas para encontrar as melhores soluções de design faz parte da rotina do conjunto, fazendo com que a circulação da equipe entre a estufa, o escritório, os jardins, conceba o espaço como um grande laboratório.




Este projeto fortalece a vertente da arquitetura brasileira que busca se expressar através das suas raízes. Promove um exemplo de espaço onde a simplicidade, a generosidade, e arte da paisagem no Brasil se encontram, e expõem outras possibilidades de ambientes corporativos sustentáveis."






7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo