• Redação Obra Prima

Natal no Jardim

Atualizado: 24 de jan.

Não importa o tamanho do seu espaço, se você tem uma pequena varanda, um charmoso pátio decorado ou um vasto jardim, há sempre ideias para criar um cenário festivo e surpreendente.



Vivemos num país tropical, quente, verde, cheio de cores vivas e alegres e justamente nesta época do ano, em que os termômetros batem nas alturas, poucos se lembram de comemorar a noite do nascimento de Jesus do lado de fora da casa, ao ar livre e fresco. Em vez disso, na maioria das vezes, usamos os interiores, escolhendo enfeitá-los com símbolos e temas bem tradicionais. A começar pelo próprio papai-noel, com aquelas roupas quentes e pesadas, barba branca e cabelos longos... coerente lá na Lapônia! Árvores? São sempre os pinheiros artificiais ou mesmo naturais, sacrificados para uma noite, além de suas pinhas que enfeitam guirlandas típicas de portas americanas e europeias. Sem falar do algodão para imitar a neve; das cores escuras, texturas quentes e até meias penduradas na lareira, como se estivéssemos num país frio do Hemisfério Norte.


Que tal fazer diferente, este ano?



Graças ao boom dos pergolados e das varandas-gourmets somados à nova tendência de living outdoor, ficou mais claro perceber como pode ser bem mais agradável e autêntico receber a família e amigos no "nosso" clima de dezembro para a noite mais esperada do ano.


Ainda está em tempo de você decorar o seu jardim e optar por um Natal cheio de brasilidade. Eis algumas sugestões para inovar a sua Ceia.



Escolha uma árvore

Esqueça o pinheiro enfeitado com uma estrela na ponta. Qual árvore se destaca no seu jardim? Pode ser uma frutífera, como a jabuticabeira, laranjeira ou limoeiro... Talvez uma palmeira-ráfia, ipê, figueira... Todas também podem ser plantadas em vasos para enfeitar pequenas varandas e sacadas, do apartamento, por exemplo. Veja, na imagem acima, que forma prática de aplicar as luzes, sem precisar enrolar fios em troncos e galhos.



Cores tropicais

As cores “oficiais” do Natal são o vermelho, o verde e o dourado. Mas, não é por isso que temos que seguir esse padrão à risca. É possível inovar e escolher um matiz diferente para a casa brasileira. Uma boa dica é usar cores bem alegres, como o verde folha, que pode combinar muito bem com azul, vermelho, amarelo... Outra ideia é eleger uma dessas cores e variar as tonalidades, da mais clara a mais forte - o chamado tom sobre tom. Você pode substituir o dourado pelo prata ou branco, mais usado no Reveillon.


Pinterest


Folhas, flores e frutas - secas e frescas

Observe as plantas com folhas largas e verdes do jardim. Use-as à vontade. As folhas finas e compridas como as de bambu e de eucalipto também dão enfeites e guirlandas lindas, que podem ser finalizadas com frutas secas coloridas, como a laranja, por exemplo. Aliás, as frutas secas bem como bombons de chocolate podem rechear bolas de vidro. As crianças vão amar. Você também pode enfeitar a mesa da varanda ou balcão da churrasqueira com vasos de flores tropicais, coloridas, como o bico de papagaio, bromélias, orquídeas, antúrios... Além de compor um colorido especial, elas ajudam a refrescar o ambiente.


Confira outras ideias abaixo, nas imagens com legendas.


Bolas de vidro recheadas com bombons: se não tiver uma árvore no seu jardim, enfeite arbustos e plantas de forma criativa.


Lâmpadas com filamentos para uma iluminação mais quente e destacada.


Duas opções de coco: verde e maduro.

O coco foi escolhido como tema central desta mesa rústica-chique, com pratos em cerâmica tipo autoral.



Guirlanda bem tropical, com folhagens e flores nativas, como orquídeas, hibiscos, anttúrios: enfeites preservam as cores tradicionais do Natal de forma totalmente tropical e renovada. Abaixo, é a vez das versáteis e amadas suculentas e bromélias assumirem formatos e enfeites bem diferenciados.



Imagens: Pinterest

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo