• Redação Obra Prima

Motohomes 100% autônomos

Quem nunca sonhou com uma casa sobre rodas? Se é o seu caso, eis uma boa notícia: já existe um kit fabricado no Brasil que garante autonomia energética e reuso da água para banho e cozinha em qualquer modelo de motorhome.


Modelo Vega da Estrella Mobil: muito conforto em seus 7,3m de comprimento total. Montagem interna inteligente, mobiliário exclusivo e equipamentos topo de linha. Ideal para que procura espaço e acomodação para até 6 pessoas.



O primeiro kit para um motorhome 100% autônomo fabricado no Brasil foi lançado pela Estrella Mobil, fabricante de veículos recreativos personalizados. Com ele, os veículos ganham capacidade de oferecer energia elétrica, ar-condicionado, e água quente de forma ininterrupta, sem depender de nenhuma fonte de energia externa.


O Kit STARLIGHT pode ser instalado em qualquer modelo de motorhome ou nos modelos de expedição da Estrella Mobil. “Esta solução foi criada a partir de sugestões de clientes que precisavam de autonomia completa aliada à praticidade e ao conforto durante longas viagens, principalmente em certas regiões do norte e do nordeste, em que o acesso à energia elétrica é precário. Depois de muita pesquisa, estudos e testes, conseguimos criar esse kit”, explica Julio Lemos, fundador da empresa.



O Capela é um modelo para aqueles que desejam um confortável espaço interno em uma montagem compacta com 6m a 7,2m de comprimento. Traz montagem muito forte e leve, com design interno e forma construtiva que seguem segue os padrões já utilizados na Europa.



Diferente dos motorhomes convencionais, que utilizam o alternador do veículo localizado no motor para produção de energia, o kit STAR LIGHT possui duas fontes distintas de geração de energia. A primeira fonte é um sistema de energia solar que gera até 1.200Watts de potência e a segunda é um banco de baterias, exclusivamente para o mercado brasileiro.


“Caso o motorhome fique estacionado longe da luz do sol e com o motor desligado por todo o período, o veículo ainda funciona completamente, inclusive com o ar-condicionado, por dois dias em razão de um robusto banco de baterias importadas!”, explica Lemos.


O HADAR é um modelo compacto com capacidade para um casal. Fabricado em uma Renault Master L2H3.



Já o tratamento de água é realizado em duas etapas. Os resíduos de água que caem no ralo do chuveiro ou da torneira vão direto para a caixa de água servida, que faz automaticamente todo o tratamento da água. A água retorna para a caixa limpa, livre de contaminantes e pronta para o reuso.


“Em casos extremos, as pessoas conseguem fazer a captação da água de rio por meio de uma mangueira ligada diretamente à caixa, que faz todo o processo de tratamento automático”, complementa Julio.

Outro diferencial está no uso do sanitário compostável, ou banheiro seco. Em vez de utilizar água para descarga, o sistema usa materiais orgânicos secos e úmidos, como papel higiênico e serragem, que evitam a criação de esgoto que seria jogado no meio ambiente, poluindo rios


Com 4 opções Layout já definidas, o Rigel traz design interno inovador, oferecendo o que há de melhor em acomodação. Tem a maior área de banheiro da categoria, sem perder conforto no quarto e na sala.



Além disso, com o uso do sanitário compostável, o cheiro produzido pelas fezes é eliminado automaticamente. O motorhome torna-se assim duplamente sustentável, pois além de ter sistemas adaptados à geração de energia renovável, oferece a possibilidade de transformação dos resíduos fecais em adubo.



O Comet é um Motor-Home fabricado em uma Citroen Jumpy com capacidade para transportar 3 pessoas e acomodar um casal. Super completo e compacto, tem um ambiente de sala e cozinha com climatizador, banco traseiro que se converte em uma grande cama de casal, cuba, geladeira Dometic e fogão cooktop! Banheiro? Tem também e até máquina de lavar roupa! Todo o acabamento do COMET conta com a mesma qualidade dos demais modelos da Estrella. Isolamento térmico, mobiliários em compensado naval, revestimento de paredes e teto em courvim náutico, portas brilhantes e tampo de corean. Na parte exterior, o Comet é carregado com energia solar, toldo e cozinha externa. Um motor-home completo para quem quer não quer abrir mão de estacionar o veículo no subsolo da garagem do prédio ou shopping, viajar com uma impressionante autonomia de 16km/l no diesel!


Via Ciclo Vivo. Fotos e legendas: Estrella Mobil



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo