• Redação Obra Prima

Inspire-se nos principais designers de interiores e arquitetos da Ásia


Tsingpu Yangzhou Retreat, Yangzhou, China, 2017. Photography: Pedro Pegenaute


Interessado(a) em remodelar a sua casa ou escritório este ano? De hotéis a arranha-céus, alguns designers de interiores e arquitetos proeminentes na Ásia estão fazendo o mundo se sentar e observar suas obras-primas. Combinando elementos do estilo ocidental com a cultura e tradições orientais, eles têm produzido alguns dos mais fascinantes edifícios e interiores.


André Fu


O arquiteto formado em Cambridge é considerado um dos designers de interiores mais influentes da Ásia. Fu é mais conhecido por sua criação icônica de 2009 - a Câmara Alta em Hong Kong. A simetria do hotel, a geometria e a fusão da sensibilidade oriental-moderna com a estética européia demonstram perfeitamente o estilo e a habilidade por excelência de Fu. Desde a criação do Upper House – e a aclamação que Fu conquistou por causa disso – o designer criou maravilhosos interiores e estruturas de hotéis, restaurantes e espaços de arte.



Estes incluem o St Regis Hong Kong, Hotel The Mitsui Kyoto, Andaz Singapore, The Waldorf Astoria Hotel em Bangkok, Akira Back in Four Seasons Seoul, Summer Palace em Xangai, Perrotin Shanghai e Matthias Schaller Exhibition em Hong Kong. Ele também criou uma peça de mobiliário original para a exclusiva coleção Objets Nomades da Louis Vuitton. Em 2019, Fu lançou André Fu Living (AFL) — uma coleção de produtos de estilo de vida com seu estilo de assinatura.


Tony Chi


O designer de interiores taiwanês-americano é conhecido por sua abordagem de vanguarda ao design. Além de serem visualmente atraentes, suas obras cativam todos os sentidos do espectador com seu charme estético. Chi fundou seu estúdio homônimo em 1984 na cidade de Nova York, que está por trás dos designs de tirar o fôlego de alguns dos hotéis, restaurantes e spas mais renomados do mundo, incluindo Colony no Ritz-Carlton Singapore, Pagoda House em Kyoto, Bencotto no Mandarin Oriental Taipei, o bar DarkSide de Hong Kong e o centro de bem-estar Asaya, o i.sawan Residential Spa & Club em Bangkok e Grand Hyatt na China e o Park Hyatt em Xangai.



Uma das obras mais notáveis ​​de Chi é o Mandarin Oriental Hotel em Guangzho, onde o piso de mármore é projetado como um rio que corre através de um pátio modernista, que reimagina perfeitamente a arquitetura tradicional chinesa em um ambiente contemporâneo. Outra de suas criações mais notáveis ​​é a The Lincoln House no Rosewood London, projetada para acentuar a riqueza do edifício de estilo eduardiano de 1914 e ser tão acolhedor quanto um apartamento de luxo.


Joyce Wang


Aos 30 e poucos anos, a graduada do Massachusetts Institute of Technology (MIT) fez seu nome ainda jovem. Wang é baseado em Londres e Hong Kong. Seu repertório inclui o centro de saúde e fitness Equinox no St. James's de Londres; residências particulares, como a cobertura Xintiandi de três andares, em Xangai; restaurantes como Mott 32 e Ichu em Hong Kong e Jin Gui em Hamburgo; e hotéis como o The Landmark Mandarin Oriental de Hong Kong e a Penthouse Suite no Mandarin Oriental Hyde Park em Londres.

Nascida no Havaí, Wang se inspirou no design de suas viagens ao redor do mundo com seus pais. Além de seu diploma no MIT, ela tem mestrado no Royal College of Art em Londres.



Soo K. Chan


O arquiteto de Cingapura é o fundador da SCDA Architects, uma empresa multidisciplinar envolvida em paisagismo, arquitetura, interiores, iluminação e design de produto. Chan criou obras-primas arquitetônicas em todos os continentes. De projetos de desenvolvimento de uso misto e hotéis a resorts e arranha-céus, o trabalho de Chan é amplamente celebrado em todo o mundo. Mestre em Arquitetura pela Universidade de Yale, Chan lecionou na Universidade Nacional de Cingapura, na Universidade de Syracuse e na Universidade de Paris, entre outras. Recebedor de vários prêmios, ele ganhou o prêmio inaugural do President's Design Award e o Singapore Designer of the Year de 2006.



Uma característica única dos projetos de Chan e do SCDA é a mistura de serenidade e beleza com elementos fundamentais da arquitetura, como espaço, luz e ordem. Vários edifícios têm elementos distintos de forma retangular, onde o design é baseado no conceito de inversão – que enfatiza tanto o interior quanto o exterior. A cultura e o clima da cidade ou país de origem desempenham um papel importante na arquitetura dos edifícios.


Entre os muitos edifícios projetados por Chan estão o hotel The Sanya Edition em Sanya, China; Um condomínio KL em Kuala Lumpur, Malásia; restaurante Rang Mahal e residência The Marq em Cingapura; desenvolvimento de vilas e clubes na ilha Eco Kura Kura de Bali, bem como Soori Bali em Bali; e um condomínio de luxo em Ahmedabad, Índia.


Lyndon Neri e Rosanna Hu


A dupla de marido e mulher Lyndon Neri e Rosanna Hu são os sócios fundadores do Neri&Hu Design and Research Office , um escritório de arquitetura que está entre os melhores da China. Neri é mestre em arquitetura pela Universidade de Harvard e bacharel em arquitetura pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Hu obteve seu Bacharelado em Arquitetura pela Universidade da Califórnia em Berkeley antes de receber seu Mestrado em Arquitetura e Planejamento Urbano pela Universidade de Princeton. Hu e Neri foram introduzidos no US Interior Design Hall of Fame em 2013.



Tanto Neri quanto Hu começaram a lecionar na Harvard Graduate School of Design no segundo semestre de 2019 como John C. Portman Design Critic in Architecture, além da Yale School of Architecture como o Fall 2018 Norman R. Foster Visiting Professor, e a University of Hong Kong Graduate School de Arquitetura. Além de trabalhar nas áreas de arquitetura e interiores, a dupla também esteve envolvida em produtos de design industrial para inúmeras marcas na Europa e Ásia, incluindo Agape, BOLON, ClassiCon, Concrete LCDA, Nanimarquina, Poltrona Frau, Riva 1920, JIA e Stellar Works.


Entre seus projetos exclusivos estão o Santuário, a Capela de Suzhou em Jiangsu, China, que é instantaneamente reconhecível por sua estrutura em forma de caixa branca, situada no meio de paredes de tijolos de diferentes alturas. Entre seus outros trabalhos estão The Relic Shelter - Fuzhou Tea House em Fuzhou, China, e redesenhando um edifício existente de cinco andares em uma loja emblemática inspirada em lanternas para a marca asiática de cuidados com a pele Sulwhasoo em Seul, Coréia do Sul. Neri e Hu também são fundadores da loja conceito de varejo localizada em Xangai, Design Republic. O design da loja foi feito pela Neri&Hu, o que levou a empresa a ganhar prêmios como o Design For Asia (DFA) 2012 e o Best of Year Awards 2012 pela Interior Design Magazine.




Kwangho Lee

Uma olhada geral no estilo de Kwangho Lee e pode-se fazer um palpite de que a arte do tricô é o que tem sido uma grande influência sobre o designer. De fato, das cadeiras à iluminação, várias das obras de Lee parecem peças de escultura finamente tricotadas. Arame, nylon, mangueira, couro e tubos de PVC são os materiais que ele costuma usar para criar os objetos de trama fina, incluindo cadeiras, mas também empregou a impressão 3D para suas criações.



Formado pela prestigiosa Universidade Hongik em Seul, o designer coreano é tão famoso por seus objetos de arte contemporânea quanto pela decoração de espaços. Sua coleção de móveis de cerejeira de 25 peças foi exibida na galeria de Nova York Salon 94 Design no Design Miami/Basel em 2018. Usando fio elétrico, arenito e madeira tão exclusivamente quanto granito, esmalte, cobre, alumínio, aço inoxidável, isopor e vidro , ele criou os belos interiores da Casa de Chá Osulloc. Em 2011, o Ministério da Cultura coreano o nomeou Artista do Ano.


Fonte: Lifestyle Asia Hong Kong via Prestige. Fotos: Divulgação.


34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo