• Redação Obra Prima

Fazenda Baixa Verde

“A Fazenda Baixa Verde é um dos nossos projetos mais plurais. Se dentro carrega símbolos e une o conforto e a praticidade de uma casa contemporânea com a rural, a parte externa não é diferente. Localizada na Zona da Mata pernambucana, no município de Aliança, a casa possui uma resolução espacial fluida e forte conexão com a natureza. Elementos rústicos, característicos da região, foram valorizados na composição. O telhado cerâmico está apoiado sobre madeiramento de jatobá, a pedra inhame reveste ricamente muros e paredes, e os tijolos manuais maciços foram organizados de forma a remeter um cobogó. A Fazenda Baixa Verde mistura memórias, afeto e essência. É um projeto para viver e para sentir”, conta Zé Alexandre da Módulo 4 Arquitetura. Projeto @modulo4arquitetura. Colaboração: @andrecallou @itamarjlsiqueira. Fotos: @walter_dias_


A Fazenda Baixa Verde, localizada no município de Aliança-PE, teve sua sede projetada a partir da análise do terreno onde foi identificado um visual marcante, uma bela paisagem campestre com vista desimpedida. Dessa leitura, surgiu a imagem de um volume longilíneo, uma casa debruçada sobre a paisagem com uma resolução espacial fluida e ambientes conectados, especialmente com a natureza.






Elementos rústicos e característicos da região foram valorizados na composição dos ambientes: o telhado cerâmico está apoiado sobre madeiramento de jatobá, a pedra inhame reveste ricamente muros e paredes, e os tijolos manuais maciços foram organizados de forma a remeter um cobogó.


O terraço de entrada leva diretamente à sala de estar e jantar integradas, que se abrem para uma varanda contínua com espaço gourmet orientadas para a melhor vista. A cozinha fica posicionada no intermédio do volume, dividindo área social e íntima - forma estratégica de conexão e distribuição entre os espaços. Os quatro quartos da casa são nascentes e privilegiados com generoso terraço sombreado por amplo beiral.








O projeto de interiores possui uma atmosfera acolhedora e contemporânea, destacando o acervo de arte popular com peças garimpadas nas oficinas e ateliês da região. A arquitetura da casa tem proporções e elementos marcantes e a produção de interiores não deveria disputar com ela. Adotamos o protagonismo compartilhado entre esses elementos e fizemos uma mistura fina entre design contemporâneo, elementos rústicos e acervo com memória afetiva, deixando a decoração com uma atmosfera única.







O projeto luminotécnico tem características museográficas, e pode ser ajustado para privilegiar as obras de arte que estão em constante mudança. Assim obtivemos um resultado cheio de personalidade e essência, que remete à história da família e da região onde está inserido o projeto.








Texto: Módulo 4 Arqutetura.









3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo