• Redação Obra Prima

Edifício Guilhermina, por Jacobsen Arquitetura

"Recebemos a responsabilidade de transformar o antigo colégio Saint Patricks, uma das mais fortes memórias arquitetônicas da década de XX do bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, em um empreendimento comercial. A fachada, tombada pelo patrimônio histórico, foi o elemento central de onde o projeto tomou partido. Como forma de renovação do edifício e baseado nas leis mais recentes de uso e ocupação do solo, propusemos uma construção nova preservando a fachada original do antigo colégio". Fotos: Pedro Mascaro.



O projeto de restauração envolveu um intenso estudo sobre as patalogias em estágio avançado na fachada e posterior recomposição da volumetria original, obedecendo a forma e o material construtivo, bem como as características técnicas necessárias para a compatibilidade entre material original e a intervenção.





"A partir da fachada, ritmada em blocos, delimitou-se o caminho e os acessos dos visitantes às 10 lojas no térreo. Acima, desenvolvem-se cinco pavimentos para salas comerciais com tipologias adaptáveis e quatro subsolos para estacionamento.





Localizado em uma esquina das principais avenidas do bairro Leblon, o lote tem muita visibilidade e movimento. Procuramos adotar uma arquitetura sútil que, por meio de jardins verticais e brises de madeira, não se impusesse à memória afetiva que a fachada do Saint Patricks remonta ao bairro.




A arquitetura da nova edificação funciona como um pano de fundo silencioso que valoriza o ritmo e os volumes do antigo. Soma-se a esta intenção a decisão de arredondarmos e recuarmos a quina do volume em brise, diminuindo o impacto visual e de alguma forma reinterpretando a volumetria do bairro, com seus prédios dos anos 1950."


Depoimento Jacobsen Arquitetura.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo