• Redação Obra Prima

CASACOR São Paulo 2022 já está de portas abertas no Conjunto Nacional

Com um superelenco, a CASACOR traz para sua edição comemorativa alguns dos grandes nomes que marcaram presença ao longo das três décadas e meia da mostra. São ao todo 59 ambientes projetados por 57 profissionais, em exibição entre 5 de julho e 11 de setembro de 2022, na Avenida Paulista.


Nildo José Arquitetos | NJ+ – SERTÃO PORTINARI. (Denilson Machado/CASACOR)


No ano em que completa 35 anos, a CASACOR, a mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, leva a edição comemorativa de sua principal mostra – que acontece entre 05 de julho e 11 de setembro – para o coração de São Paulo: o Conjunto Nacional, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade, projetado há 63 anos pelo arquiteto David Libeskind.


Roberto Migotto Senses Hall Deca – CASACOR São Paulo 2022 Denilson Machado/CASACOR


A edição especial da CASACOR São Paulo vai ocupar o mezanino, conhecido por seus brises, e o terraço aberto, que já abrigou o restaurante Fasano. São quase 10 mil metros quadrados, onde o masterplan, definido com a consultoria do escritório FGMF, preservou a beleza da estrutura existente e acomodou 59 ambientes. A implantação promete surpreender ao abrigar 30 estúdios e lofts, 7 jardins e ilhas de bem-estar, 5 operações de restaurante, bar e café, 5 banheiros unissex, 7 lojas e operações comerciais, além de 2 ambientes funcionais (bilheteria e lounge) e 2 áreas de exposições artísticas – uma interna e outra que recebe a Exposição CASACOR 35 anos – num espaço tão emblemático da arquitetura moderna.


Brunete Fraccaroli - Através do Olhar. (Renato Navarro/CASACOR)


“Pela primeira vez, a CASACOR estará em um corredor cultural, um espaço que vai encantar quem já conhece a mostra, mas também deverá atrair um público diverso e plural, que busca incessantemente por qualidade de vida, que valoriza o próprio tempo e investe em arte, música, gastronomia e viagens”, diz André Secchin, Diretor Geral de CASACOR. Ele aponta que o evento deste ano vem para consolida posição da CASACOR entre profissionais e patrocinadores.


“A CASACOR sempre evoluiu em forma e conteúdo, mantendo vivo em seu DNA o desafio de apresentar propostas criativas, versáteis e adequadas ao momento. Neste teremos o lançamento de uma plataforma singular e exclusiva, já na primeira semana do evento em São Paulo. Nosso objetivo é o de ir muito além do que já oferecemos hoje, proporcionando uma imersão no universo CASACOR antes, durante e após o evento”, anuncia Secchin.


Sig Bergamin - Artsy Lounge (Romulo Fialdini/CASACOR)


Assim como no ano passado, a CASACOR São Paulo segue no formato phygital: ou seja, físico e digital, podendo ser visitado pessoalmente, nos 59 ambientes que compõem a mostra deste ano; e virtualmente,

através do Tour 3D no site www.tours-casacor.com. Além disso, agora a CASACOR apresenta um novo produto: o aplicativo, que oferece uma verdadeira imersão no universo CASACOR. Baixe agora mesmo na App Store ou no Google Play.


Léo Shehtman - Luz e Sombra. (Denilson Machado/CASACOR)


O elenco de profissionais


Os curadores da CASACOR, Livia Pedreira, Pedro Ariel Santana e Cris Ferraz, amparados em pesquisas de tendências, definiram o conceito do ano, sintetizados no tema “Infinito Particular” e convidaram o elenco da mostra a refletir sobre a necessidade de projetar ambientes que priorizem o bem-estar físico, mental e espiritual, a harmonia, o equilíbrio e o conforto. Com um superelenco, a CASACOR traz para sua edição comemorativa alguns dos grandes nomes que marcaram presença ao longo das três décadas e meia da mostra e representam os mais 7 mil profissionais que já criaram ambientes no Brasil e nas edições espalhadas pela América do Sul e Miami, nos Estados Unidos.


Para homenagear o trabalho de todos esses arquitetos, paisagistas e designers de interiores, a mostra criou uma alameda com seis salas especiais, nas quais nomes consagrados e com carreiras intrinsicamente ligadas à CASACOR puderam criar ambientes e expor toda sua criatividade. As salas, todas com 50m², recebem criações de Sig Bergamin, Rosa May Sampaio, Brunete Fraccaroli, Consuelo Jorge, Leo Shehtman e Marina Linhares.


Otto Felix - Casa LG. (Denilson Machado/CASACOR)


O elenco conta ainda com Roberto Migotto, arquiteto convidado para celebrar a parceria mais longeva do evento, com a Deca, patrocinadora master; Marcelo Salum, que dá vida ao ambiente da tinta oficial do evento, Coral; Otto Felix que apresenta o ambiente da LG; Maurício Arruda, da Todos Arquitetura, que prepara um projeto exclusivo para o espaço da Duratex; e Nildo José, que experimenta nuances e texturas em seu ambiente assinado para a Cerâmica Portinari.


Fernanda Rubatino Arquitetura - Nescafé Gold Experience. (Renato Navarro/CASACOR)


Já o time de estreantes, que pode ainda não ser conhecido dos visitantes de CASACOR, merecem uma atenção mais do que especial para seus ambientes. São eles Bárbara Dundes, Carolina Scarepelli, Edgar Rochell, Flávia Bruni, Gabriel Fernandes, Guto Andrade, Joe Filho Arquitetos e Karol Suguikawa.


Representando a pluralidade da mostra paulistana, a mostra também recebe profissionais de outros estados, como os baianos Caio Bandeira e Thiago Martins (Architects + CO), trazendo a força do talentoso nordeste ao lado do sergipano Wesley Lemos. Brasília vem representada por Clay Rodrigues; e o Rio de Janeiro, mais uma vez, pela dupla Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz (InTown Arquitetura).

De Minas Gerais, desembarcam na capital paulista Fernanda Rubatino e João Daniel. E do Sul do país, o catarinense Tufi Mousse, além do paranaense Carlos Navero, e da gaúcha Lídia Maciel.


Wesley Lemos - Estúdio AMORPHOUS. (Gabriela Daltro/CASACOR)



Confira aqui todos ambientes da CASACOR São Paulo 2022, e a íntegra da matéria original.






















14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo