• Redação Obra Prima

Casa Bento: conceito genuíno

"Um oásis em meio à malha urbana paulistana". Eis a proposta desta residência contemporânea, assinada pelo FCstudio, para um jovem casal com duas filhas pequenas, em São Paulo. São destaques o belo jardim integrado ao pavimento térreo; o uso de materiais como aço, madeira e concreto, tal com são, com seus desgastes naturais; o mobiliário de design brasileiro autoral, inclusive com algumas peças desenhadas pelo próprio escritório. Fotos: André Mortatti.



"Como um container metálico sobre paredes em concreto aparente, essa casa estabelece dois tipos de relação com o entorno. O pavimento superior pode se fechar 100% para bloquear a incidência solar, garantir a privacidade e isolar acusticamente os ambientes íntimos. Mas, caso queiram, a fachada se abre em pontos estratégicos para a iluminação e ventilação.





O pavimento térreo, de forma oposta, se abre para o paisagismo do terreno de forma fluida. A noção de dentro e fora é enfraquecida pelas grandes aberturas de vidro e o mobiliário proposto estabelece um diálogo harmonioso entre a arquitetura e o design brasileiro das peças. Inclusive nós desenhamos algumas delas, como a mesa Brasília, mesa Ensamble, mesa Box e banco Move.




O pavimento inferior serve de apoio ao térreo e está no subsolo para não bloquear a vista para os jardins perimetrais. É uma proposta de residência urbana contemporânea para um jovem casal com duas filhas pequenas. Por isso, a funcionalidade é extrema.





Os materiais são sinceros, sem adornos. Aço, madeira e concreto são mostrados como são e o desgaste natural de cada um deles serve de testemunho muito bem-vindo dentro do conceito adotado.




Desde a rua pública, a casa Bento se mostra tímida, discreta. A chapa metálica dobrada do pavimento superior e do portão cria uma barreira visual para que, após a transposição deste, o visitante perceba que o térreo está integrado ao jardim e representa um oásis em meio à malha urbana paulistana."





Texto enviado ao site ArchDaily.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo