• Redação Obra Prima

Café também é design

Atualizado: 28 de jul. de 2021

A sabedoria popular sempre usou a borra do café para as mais diversas finalidades: adubo e fertilizante naturais, repelente, neutralizador de odores, limpeza da casa e da pele, por seu poder abrasivo... Mas, apenas de uns tempos para cá, esta matéria-prima virou composto para a confecção de jóias, objetos utilitários e decorativos. Em Ribeirão Preto, Ana Paula Naccarato, design de produtos, levou a sério seu TCC, que foi parar no London Design Festival, e o transformou na startup Recoffee Design.


A bebida mais consumida no mundo, atrás da água, apenas, e queridinha dos brasileiros, o café gera cerca de 20 milhões de toneladas de resíduos por ano, em todo o planeta, segundo pesquisa da Universidade de Navarra, na Espanha. A borra de café, que vai diariamente para o lixo e gera impacto ambiental, pode se transformar em diversas utilidades, como biojoias e objetos de decoração.


É o que faz a Recoffee Design, marca fundada em 2017 em Ribeirão Preto (SP), que investe na criação de objetos pessoais e de decoração a partir do reaproveitamento da borra de café. Além de belíssimas, as peças se inspiram em um modelo de negócio conhecido como upcycling, ou novo uso e propósito para um material que seria descartado, conferindo-lhe valor agregado.



Com design minimalista e geométrico, as peças são exclusivas e com características únicas. “Assim como o desenvolvimento do material, meu processo de criação também é bastante experimental. Gosto de me debruçar no ateliê, cortar e lixar as peças para ir compondo os elementos, assim vão surgindo novas ideias e produtos”, conta Ana Paula Naccarato, sócia e responsável pela produção que é baseada em aglutinantes naturais e resíduo de café.



São mais de 60 modelos de produtos, que apresentam tons terrosos da cor do café, da variante mais clara at a mais escura. Na área de decoração, há relógios de parede e bandejas, com preços que variam entre R$ 35 e R$ 240.

A marca também tem uma linha de revestimentos, produzidos sob encomenda, com tamanho e nível de coloração que podem ser customizados. O último lançamento da Recoffee é uma linha de botões em tamanhos e formatos diferentes, sendo um dos modelos um grão de café.


Do TCC para o mundo


O projeto começou em 2018 com o trabalho de conclusão de curso de Ana Paula, que é formada em Design de Produto, e sempre teve uma ideologia profissional ligada às questões ambientais. Após alguns testes experimentando formas de reaproveitar os insumos produzidos pelo café, chegou a uma resina vegetal atóxica que, misturada à borra, resultou em um composto aerado. Apesar de rígido, a composição confere leveza ao material 100% moldável.



Ana Paula Naccarato e sua colega Giulia Comuni foram convencidas por alguns professores do curso de Design de Produto da FAAP a inscrever seus projetos de TCC no concurso Arts Thread Selects At Designjunction, que seleciona no mundo inteiro jovens designers para apresentarem seus trabalhos. O evento faz parte do London Design Festival, onde as meninas puderam mostrar seus protótipos para marcas e investidores, além de terem o trabalho divulgado nas principais revistas e sites sobre o assunto. Segundo a Revista FAAP, as duas foram as únicas brasileiras selecionadas entre 20 recém-formados do mundo todo. “A experiência toda foi incrível. Pudemos entender mais como funciona o mercado lá fora e como ele recebe as nossas propostas”, Ana Paula contou à publicação.


Ana Paula em seu ateliê, modelando o composto que criou.

A ideia que germinou na faculdade se transformou na startup Recoffee Design, e também conta com o biólogo Sérgio Luiz Camargo na empreitada de tornar a produção ainda mais sustentável. “Essa é uma proposta muito ligada à nova economia, tanto as marcas como os clientes estão mais atentos ao ciclo produtivo. Prezamos por uma cadeia de produção ecofriendly e temos a permanente ambição de maximizar o conteúdo de matérias primas recicladas em nossas fórmulas ”, explica Sérgio, que por 13 anos trabalhou com tecnologia sustentável.



As vendas são feitas por meio do e-commerce da marca e em alguns pontos de venda distribuídos pelo Brasil. Além de firmar novas parcerias e projetos, a expectativa da empresa é ampliar os pontos de venda físicos pelo país, principalmente em cidades metropolitanas, para isso, oferece pacotes para compras em atacado.


Para o Dia dos Pais, a empresa preparou kits especiais para papais apaixonados por café. Peças para incrementar sua casa ou escritório. E para quem acessar nosso blog, e conferir esta matéria, a Recoffee oferece 10% de descontos, basta apresentar o código OBRAPRIMA.








10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo