• Redação Obra Prima

Arquitetura pé na areia

A arquiteta e urbanista Manu Perim, formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), atua em Itapemirim e região, no Espírito Santo, desde 2012, desenvolvendo obras residenciais, institucionais e comerciais. Aqui destacamos dois projetos autorais de casas na praia: Casa Pé na Areia e Casa Assossego. Para inspirar quem pretende construir ou reformar no litoral. Texto: @manuperimarquiteturaeurbanismo; projeto 3D @allanbraidoarq


CASA PÉ NA AREIA


O nome desta residência foi concebido em função dos lotes, onde a casa está inserida, ficarem bem em frente ao mar. Como cantava Adoniram Barbosa em seu famoso samba Saudosa Maloca: “e hoje nós pega a praia, das gramas do jardim”...


Janelas de demolição antigas compõem, em contraponto, com as modernas e grandes portas de correr de madeira e vidro, com folhas de venezianas por fora, fazendo o fechamento externo, colaborando na quebra do sol ou vento em determinados horários, e até mesmo, para reforçarem a segurança.


A piscina de areia, com direito à prainha e ilha, traz uma pedra escultural, plantas tropicais e muitos elementos naturais, em frente ao mar.







É uma casa ideal para a socialização e desfrute com a família, nos finais de semana e férias. Os ambientes são aconchegantes e totalmente integrados, sem barreiras visuais, de forma que quem comanda a cozinha ou está na mesa de jantar, consegue assistir à TV, conversar e visualizar toda o espaço de qualquer ângulo.











CASA ASSOSSEGO


Eis a “Casa do Assossego”, no condomínio Sítio da Ponta, num morro em frente ao mar de Iriri, ES, junto à bela Mata Atlântica.


Os setores social, serviços e lazer, estão no pavimento térreo, e o setor íntimo está no pavimento superior.

Destaque para o uso de granitos “populares” nacionais, que estão super em alta, tais como cinza andorinha, vermelho Brasília, amarelo icaraí, amarelo ouro e amarelo maracujá (este da foto). Pedras estas que, em Cachoeiro de Itapemirim ES, giram em torno de 70 reais, o metro quadrado. Quando bem aplicados, valorizam muito o ambiente. Apenas com a chapa de 2cm, arredondada nas laterais (sem saia), e uma bela marcenaria em volta!












12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo